Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Procon Rondônia alerta consumidores sobre a compra de material escolar


Com o ano letivo já para iniciar nas próximas semanas e alguns pais ainda não compraram o material escolar. O Procon, que é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS) recomenda a pesquisa de preço, sem necessidade de fugir da qualidade.

O Procon alerta que a pesquisa de preços é fundamental para quem quer gastar menos e chama atenção ainda sobre itens abusivos contidos na lista de algumas pelas escolas. O órgão pede que o consumidor leia atentamente a lista, pois, algumas instituições de ensino exigem itens que não competem aos pais comprarem.

Segundo o Coordenador Estadual do Procon Rondônia, Rui Costa, o material abusivo é todo aquele que não tem conexão com a atividade pedagógica. Ele informa que “a escola pode até pedir alguns dos itens proibidos na lista, por exemplo, o papel higiênico, desde que seja destinado a algum exercício educativo. É obrigação da escola informar em quais atividades de ensino o produto será utilizado”.
 
Para atender ao que rege o Código de Defesa do Consumidor, o Procon do Rondônia divulgou a relação de itens que não podem ser exigidos em listas de material escolar, por serem considerados abusivos:

- Álcool hidrogenado
- Algodão
- Bolas de sopro
- Canetas para lousa
- Copos descartáveis
- Cordão
- Creme dental
- Disquetes
- Elastex
- Esponja para pratos
- Estêncil a álcool e óleo
- Fita para impressora
- Fitas decorativas
- Fitilhos
- Giz branco e colorido
- Grampeador
- Grampos para grampeador
- Lenços descartáveis
- Medicamentos
- Papel higiênico
- Papel convite
- Papel ofício colorido
- Papel ofício (230 x 330)
- Papel para impressoras
- Papel para copiadoras
- Papel de enrolar balas
- Pegador de roupas
- Plásticos para classificador
- Pratos descartáveis
- Sabonetes
- Talheres descartáveis
- TNT (tecidos não tecido)
- Tonner
 
Em caso de dúvida e para informações complementares, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON em Porto Velho (69) 32165930; Ariquemes (69) 3536-3071/ Ji-Paraná (69)3423-8833/ Rolim de Moura-(69) 3442-9016/ (69) 3322-4941 e pelo 151 de qualquer telefone fixo.

Fonte: Procon

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (PS UNIR) 2026 até o dia 21 de janeiro, oferecendo uma

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)