Terça-feira, 3 de janeiro de 2012 - 12h01
Porto Velho possui 80 escolas da rede municipal de ensino e 60 urbanas, destas a prefeitura através da secretaria municipal de Educação (Semed) já implantou o programa de Educação Integral em 52, o que corresponde a 27 mil 375 educandos beneficiados, cerca de 60%. O Integrando saberes é uma rede de programas como o ‘Escola Aberta’, ‘Mais Educação’, ‘Segundo Tempo’, ‘Natação para Todos’, ‘Rádio Escola’ e ‘Pirueta’, oferecidos para melhor atender aos alunos e a comunidade em que a escola esta inserida, proporcionando a inclusão social, através de atividades de artes, cultura, esporte e lazer educação ambiental, saúde entre outras. Além disso, a prefeitura incluiu na rede de ensino 526 alunos portadores de Necessidades Especiais (PNE), um avanço significativo.
Segundo Maria de Fátima Ferreira de Oliveira, secretária da Semed, os avanços na educação especial são devido a uma atenção a mais dada pela administração do prefeito Roberto Sobrinho. “Quando assumimos havia de acordo com o senso escolar apenas dois alunos especiais matriculados, hoje são 526. Este avanço vem de um trabalho de especialização feito juntamente com os professores, que realmente se identificam com esta área e também na questão de infraestrutura estamos buscando dar maior acessibilidade, um exemplo é a nova escola de Jacy-Paraná que terá um piso tátil, um auxílio para os deficientes visuais. Recebemos os alunos em sala de aula, são deficientes mentais visuais, cadeirantes e é uma forma de quebrar o preconceito por parte dos colegas, através da vivencia diária. Também auxilia no acompanhamento das famílias ”, disse.
O Governo Federal trabalhará em 2012 de forma que incentive cada vez mais alunos PNEs a participarem de salas de aulas comuns, buscando a integração social. “Nossa intenção é ampliar o número de profissionais para melhor atender a este público, inclusive no concurso da prefeitura abrimos vagas para aqueles que trabalham com Libras”, conta.
Maria de Fátima disse sobre a importância da Educação Integral. “Estamos trabalhando para que o máximo de escolas tenham o programa. Por exemplo, o ‘Natação para Todos’ faz parte da Educação Integral, dele participam alunos de escolas como Flor do Piquiá e Padrão. O AABB Comunidade, é outro exemplo. As crianças saem da escola e já vão direto para lá, onde almoçam e participam de todas as atividades. Também temos o programa ‘Educação para Paz’ que trabalha com as crianças a questão ambiental, de boa vivencia com o próximo, a questão da prevenção ao uso de drogas e violência. É um trabalho diferenciado em sala de aula, que hoje atende 10 mil 102 educandos, e neste ano vamos ampliar para 23 mil. O município Irá Investir mais de 1 milhão só neste programa”, afirma Fátima.
2012
“O prefeito irá neste início de ano realizar a inauguração de duas novas escolas, no Ronaldo Aragão e Mariana e um em Jacy-Paraná e Nova Mutum. Temos uma previsão de mais de 29 escolas entre construídas e reformadas, além da escola de música na Zona Sul e uma nova Biblioteca na área Leste da cidade. Além disso, temos 37 salas multifuncionais, que possibilitam, inclusive, que escolas do entorno utilizem destas”, afirma.
Fonte: Rebeca Barca
Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta
A escola municipal Boa Esperança, localizada no distrito de Vila Marcão, em Alta Floresta d'Oeste, na Zona da Mata, recebeu nesta quinta-feira (10),
Rondônia conquistou, em 2024, o melhor desempenho da Região Norte no índice nacional de alfabetização infantil. O estado ocupa o 6º lugar no ranking
Cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental de escolas de Porto Velho participaram, na quarta-feira (9), da formatura do Programa Educacional de R
A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) está com inscrições abertas para dois cur