Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 - 11h05
A partir deste ano os alunos da rede municipal de ensino terão um ingrediente a mais no cardápio da merenda escolar: a soja. Já visando essa implementação, no ano passado a Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Diale/Semed) capacitou as merendeiras que trabalham nas escolas do município para trabalharem com o produto.
“A soja é um alimento saudável que pode ser utilizada de várias formas, em saladas, molhos, em complementos e até substituindo as carnes. E traz grandes benefícios à saúde. É mais um passo no sentido de se garantir aos alunos das escolas do município uma alimentação saudável e de qualidade, proporcionando prazer e boa saúde durante as refeições nas escolas”, afirmou a nutricionista Auriane Saldanha, do Diale.
Da família das leguminosas, a soja é um grão assim como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão de bico. No que diz respeito ao aspecto nutricional, é rica em proteínas, em antioxidantes (que combatem o envelhecimento precoce das células), além de ser uma excelente fonte de minerais (cobre, ferro, fósforo,potássio, magnésio, manganês, enxofre e cloro) e também das vitaminas A, B, E, e também as do complexo B.
“Estes nutrientes possuem várias funções no organismo como proteger a visão, fortalecer os ossos, dentes, cabelos, e unhas. Garantem ainda o bom funcionamento cerebral, previnem anemias e muitas doenças. Outra vantagem, é que a soja também é rica em fibras, substância de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino, além de ter a capacidade de combater o aumento do colesterol”, explicou a nutricionista.
Auriane Saldanha explicou ainda que o cardápio da alimentação escolar oferecido pela Prefeitura de Porto Velho segue as recomendações nutricionais previstas na Resolução nº 38, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que determina a inclusão de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras na merenda escolas, na quantidade exata para cada faixa etária, sendo todos importantíssimos para o desenvolvimento e crescimento dos alunos, e melhoram ainda o rendimento escolar. O cardápio contém frutas, verduras, legumes variados, cereais, feijões, soja, carnes, leite e iorgute.
“Os alunos do Ensino Infantil e das creches da prefeitura, do turno da manhã, têm duas refeições ao dia (café e almoço). Para os da tarde a refeição é lanche e jantar. Os que freqüentam o Programa Mais Educação têm setenta por cento das suas necessidades nutricionais atendidas, pois recebem três refeições ao dia com uma grande variedade de alimentos”, frisou.
Fonte: Joel Elias
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)