Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 - 11h05
A partir deste ano os alunos da rede municipal de ensino terão um ingrediente a mais no cardápio da merenda escolar: a soja. Já visando essa implementação, no ano passado a Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Diale/Semed) capacitou as merendeiras que trabalham nas escolas do município para trabalharem com o produto.
“A soja é um alimento saudável que pode ser utilizada de várias formas, em saladas, molhos, em complementos e até substituindo as carnes. E traz grandes benefícios à saúde. É mais um passo no sentido de se garantir aos alunos das escolas do município uma alimentação saudável e de qualidade, proporcionando prazer e boa saúde durante as refeições nas escolas”, afirmou a nutricionista Auriane Saldanha, do Diale.
Da família das leguminosas, a soja é um grão assim como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão de bico. No que diz respeito ao aspecto nutricional, é rica em proteínas, em antioxidantes (que combatem o envelhecimento precoce das células), além de ser uma excelente fonte de minerais (cobre, ferro, fósforo,potássio, magnésio, manganês, enxofre e cloro) e também das vitaminas A, B, E, e também as do complexo B.
“Estes nutrientes possuem várias funções no organismo como proteger a visão, fortalecer os ossos, dentes, cabelos, e unhas. Garantem ainda o bom funcionamento cerebral, previnem anemias e muitas doenças. Outra vantagem, é que a soja também é rica em fibras, substância de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino, além de ter a capacidade de combater o aumento do colesterol”, explicou a nutricionista.
Auriane Saldanha explicou ainda que o cardápio da alimentação escolar oferecido pela Prefeitura de Porto Velho segue as recomendações nutricionais previstas na Resolução nº 38, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que determina a inclusão de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras na merenda escolas, na quantidade exata para cada faixa etária, sendo todos importantíssimos para o desenvolvimento e crescimento dos alunos, e melhoram ainda o rendimento escolar. O cardápio contém frutas, verduras, legumes variados, cereais, feijões, soja, carnes, leite e iorgute.
“Os alunos do Ensino Infantil e das creches da prefeitura, do turno da manhã, têm duas refeições ao dia (café e almoço). Para os da tarde a refeição é lanche e jantar. Os que freqüentam o Programa Mais Educação têm setenta por cento das suas necessidades nutricionais atendidas, pois recebem três refeições ao dia com uma grande variedade de alimentos”, frisou.
Fonte: Joel Elias
Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta
A escola municipal Boa Esperança, localizada no distrito de Vila Marcão, em Alta Floresta d'Oeste, na Zona da Mata, recebeu nesta quinta-feira (10),
Rondônia conquistou, em 2024, o melhor desempenho da Região Norte no índice nacional de alfabetização infantil. O estado ocupa o 6º lugar no ranking
Cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental de escolas de Porto Velho participaram, na quarta-feira (9), da formatura do Programa Educacional de R
A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) está com inscrições abertas para dois cur