Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura entrega alvarás para fretistas


A prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) entregou 150 alvarás para trabalhadores em frete e 35 para condutores de vans escolares, na noite desta quarta-feira, 14. O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, representou o prefeito Roberto Sobrinho durante a entrega. “Ao ver a satisfação dos condutores hoje, me lembro do desânimo, no início quando a prefeitura começou a trabalhar a legalidade dos fretistas e condutores de van. Afinal, muitos lutam 15, 30 anos. A esperança começou há oito anos quando um trabalhador que conhece as necessidades do povo assumiu a presidência da república e outro a prefeitura de Porto Velho. É somando a união e força do sindicato dos transportes e taxistas conseguimos melhorias significativas. A prefeitura está a disposição para aqueles que querem contribuir para o crescimento do município”, disse João Marcos.

Rogério Viana, coordenador municipal de Transporte, explica que foi necessária a criação de duas leis que tratassem especificamente sobre os frentistas e condutores de van. “Os frentistas não tinham concessão, com a Lei 1909/11, foram criadas as concessões de frete.

Nesse primeiro momento serão 150 pessoas que apresentaram os documentos pessoais e do veículo. Depois outros 150 alvarás serão disponibilizados. Para as vans foi a Lei 1958 que dispõe de 40 concessões, hoje estão sendo entregues 35 e depois serão criadas mais cinco vagas”, disse.

Mudança

A gestão do prefeito Roberto Sobrinho está trabalhando para organizar o trânsito de Porto Velho. Primeiro foram os taxistas, depois os moto taxistas e agora é o fretamento. É uma administração que dialoga com as categorias. Uma das melhorias para a atividade do frete e de vans, foram as carteiras de identificação com foto, RG, CPF, nº da carteira de motorista, entre outros dados e alvará de funcionamento que os motoristas receberam. Além disso, todos os veículos autorizados terão um adesivo com o logotipo da prefeitura, o que auxilia na fiscalização e dá maior segurança.

Ainda segundo Rogério Viana, o que muda também é que para os fretistas e condutores de van conseguirem a carteira e o alvará, eles precisaram ter o veículo vistoriado obrigatoriamente e com documentação em dia. “Isso vai tranquilizar o usuário que também tem a responsabilidade de contratar um serviço legalizado”, alertou o coordenador.

Gerson Carlos Borja, 41, trabalha há três com frete está satisfeito com a organização da categoria. “Acredito que agora será melhor para nós, vai ser mais fácil identificar quem está regularizado, pois tem muito pirata na praça que não faz o serviço direito e cobra muito mais barato. Uma concorrência desleal”, argumentou. Já Aluísio Carvalho, 46, trabalha com van há 11 anos na capital. “Este alvará vai dar respaldo para a gente. Agora nós temos que fazer uma vistoria no nosso carro que a cada seis meses. Isso vai qualificar o serviço prestado e melhorar ainda mais para o usuário do transporte escolar”, afirma.

Alvarás

Os Termos de Autorização Municipal – TAM e os Alvarás terão validade de um ano, devendo ser renovados sucessivamente. Para fazer a renovação dos Alvarás os autorizados apresentaram a Semtran os seguintes documentos: Certificado de Propriedade do Veículo, em nome do condutor ou de terceiros, desde que mediante contrato de compra e venda do veículo com assinatura reconhecida em cartório, na hipótese de veículo financiado; Certificado de Licenciamento do Veículo; Comprovante de aprovação em vistoria técnica, nos termos da legislação em vigor; Comprovante de recolhimento do DPVAT; Comprovante de recolhimento de INSS, exceto os aposentados e beneficiários da Previdência Social; Certidão Negativa Criminal da Justiça Comum e Federal e Certidão Negativa de Tributos Municipais.

Fonte: Rebeca Barca

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)