Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura de PVH poderá fechar parceria com o CIEE


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, estuda a possibilidade de firmar convênio com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para a inserção no mercado de trabalho de pelo menos 100 jovens da capital, por meio do programa “Aprendiz Legal”, desenvolvido pelo CIEE em parceria com a Fundação Roberto Marinho, do Rio de Janeiro. O programa foi apresentado ao prefeito pelo gerente do CIEE em Rondônia, Sérgio Alencar. Para o prefeito, a parceria é positiva, pois inserir os jovens no mercado de trabalho é um grande desafio devido à falta de experiência, e uma boa qualificação ajuda a vencer as barreiras para que eles possam ingressar no primeiro emprego.

Para ele, a capacitação profissional significa habilitar o jovem para o desempenho de uma determinada função, pois oferece a oportunidade de adaptação para um mercado competitivo, oferecendo opções de atividades importantes para o seu desenvolvimento profissional. “Por termos esse entendimento, já determinamos que a Semad, a Semdestur e Semed, reúnam com os representantes do CIEE para ver o que é possível se fazer para que pelo menos, nessa primeira etapa, consigamos assegurar essa capacitação para pelo menos cem jovens na faixa etária de 14 a 16 anos”, disse o prefeito.

O Programa busca contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade, e está voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). “Por acreditarmos que o jovem deve ser protagonista, visto como responsável, capaz e decisivo, o método utilizado para a formação do aprendiz estimula a autonomia e a pró-atividade. Sua inserção social através do trabalho e da geração de renda está centrada no desenvolvimento de cidadãos social e economicamente bem-sucedidos, que façam a ponte entre a infância e a vida adulta conquistando autoestima e responsabilidade”, adiantou Sérgio Alencar.

O programa garante ao jovem capacitação profissional como etapa do seu processo educativo. A metodologia é dividida em dois módulos: um básico, comum a todas as formações; e um específico, voltado para a área de atuação do jovem na empresa. O contrato com o aprendiz tem validade por prazo determinado de dois anos, com salário mínimo/ hora, ou condição mais favorável. O CIEE é responsável pelo recrutamento, seleção e capacitação teórica dos aprendizes e conta com o suporte pedagógico da Fundação Roberto Marinho na formação inicial e continuada dos educadores do programa.

Fonte: Joel Eias

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino acontece entre os dias 12 e 16 de janeiro, exclusivamente para aluno

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Edital nº 29/2025, que oficializa o cronograma e os critérios do process

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)