Segunda-feira, 28 de abril de 2014 - 16h15

A Prefeitura de Porto Velho comemorou nesta sexta-feira (25), o 1º aniversário da Escola Bilíngue para surdos, instalada na Avenida Carlos Gomes, entre Getúlio Vargas e Salgado Filho, centro da cidade. A solenidade que marcou a data aconteceu no auditório da Biblioteca Francisco Meireles, com a presença de estudantes, professores e representantes de entidades que lutam pelos direitos dos portadores de deficiência auditiva.
O diretor da escola, Carlos Alberto Ferreira, agradeceu ao prefeito Mauro Nazif, que sensível à luta do movimento surdo em Porto Velho, implantou e inaugurou a escola, a primeira da Região Norte do Brasil. “Ainda temos muitos desafios, mas este é um momento que nos enche de orgulho”, disse. Dentre os principais desafios, o diretor citou a necessidade de conseguir um microônibus para transportar os estudantes até o estabelecimento de ensino e depois levá-los de volta par casa.
Conceição Maria, da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), declarou que a escola ainda está “engatinhando”, mas o objetivo da gestão municipal é que fique bem estruturada. Ela conclamou aos pais a incentivarem os filhos na busca do conhecimento, mesmo com suas limitações. “Estamos nos esforçando muito, pois queremos que tudo dê certo”, afirmou.
Para a representante da Associação de Professores, Pais e Intérpretes de Surdos (APPIS), Ariana Boa Ventura, a Escola Bilíngue “é um sonho que se tornou realidade”. “Acreditamos que podemos crescer muito mais, mas isso só acontece com a união de todos”, comentou. Ela também enalteceu a postura do prefeito Mauro Nazif por implantar a escola e a luta do movimento surdo, que não desistiu do seu objetivo.

Utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), Indira Stidelli, presidente da Associação dos Surdos de Rondônia, teve como intérprete Ariana Boa Ventura. Ela declarou que seu sonho é ter profissionais surdos trabalhando na escola e interagindo com os estudantes. Desta forma, podem entender melhor a realidade e as dificuldades de cada um. Ela almeja que a partir da Escola Bilíngue a educação para surdos tenha uma atenção especial, com acesso aos cursos de graduação, mestrado e doutorado.
Indira agradeceu a força de vontade de Mauro Nazif, pediu para que as pessoas tenham mais consciência política e, segundo ela, com a união da sociedade, a escola só tem a crescer.
Ao final da programação, alunos do ensino fundamental fizeram uma apresentação sobre a páscoa e os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), interpretaram uma música. A solenidade também foi alusiva aos 12º aniversário da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que oficializou a Língua Brasileira de Sinais.
Fonte: Augusto José
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)