Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeito acompanha realização de exame em escola municipal


 
Cinco mil e oitocentos alunos da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (14), do “Avalia Porto Velho”, exame aplicado pelo município para diagnosticar o grau de conhecimento dos alunos do 5ª ano ao 9º ano do ensino fundamental. A prova está sendo aplicada em 89 estabelecimentos de ensino. É a primeira vez que o Avalia Porto Velho é realizado e a medida visa melhorar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Em novembro, esses alunos farão a Prova Brasil, que serve para o Ideb. Sabemos que não vamos reverter esse quadro de imediato. É uma meta a ser atingida por etapas e o primeiro passo começa a ser dado agora com esse exame que servirá de termômetro para nós”, explicou o Marcos Aurélio Marques, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A prova Brasil é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) também conhecida como Prova Brasil, é uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do (Ideb).

VISITA

Para acompanhar a realização do Avalia Porto Velho, o prefeito dr Hildon Chaves, acompanhado do adjunto da Semed, Marco Aurélio, visitou a escola Antônio Ferreira da Silva, no São Cristóvão. Dos estabelecimentos de ensino do município, a escola é a que tem a maior nota do Ideb. Na última avaliação ela conseguiu a nota 6, que está acima dos 4,8 que foi a nota do município na última avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC).

“Queremos que todas as nossas escolas tenham uma avaliação boa como a da escola Antônio Ferreira. E a ideia do Avalia Porto Velho busca justamente isso. Por meio do exame vamos ter um diagnóstico exato de onde estão os gargalos para podermos fazer a intervenção. Será possível fazer essa avaliação turma por turma, escola por escola, aluno por aluno. E saber se a deficiência é em matética, português, ciência, ou seja, vamos saber exatamente onde e como agir”, disse o prefeito.

Acompanhado da supervisora da escola, professora Andreia Valéria, o prefeito conheceu as dependências do estabelecimento e elogiou a direção da escola pelo cuidado e o zelo com que o educandário é administrado. O prefeito também falou com professores e estudantes. Na escola estudam cerca de 600 alunos — 52 com necessidades especiais —, sendo que 110 participaram do Avalia Porto Velho.

Fonte Comdecom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red

Gente de Opinião Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)