Terça-feira, 5 de março de 2013 - 07h11
Agência FAPESP – Representantes da Peking University (PKU), uma das principais instituições de ensino e pesquisa da China, estiveram na sede da FAPESP no dia 1º de março para discutir a possibilidade de futuras colaborações e divulgar o programa Global Educational Exchange (Globex), cujo objetivo é promover o intercâmbio de estudantes.
Lançado pela Faculdade de Engenharia da PKU em 2012, o programa oferece cursos em inglês e é aberto a estudantes de faculdades de engenharia de todo o mundo. A edição deste ano será realizada ao longo do mês de julho.
“Trazemos professores de diversas universidades para ensinar e gostaríamos de contar com a participação de estudantes brasileiros”, disse Han Pingchou, professor do Departamento de Engenharia e Ciência dos Materiais e diretor-assistente de relações internacionais da Faculdade de Engenharia da PKU.
A programação de 2013 conta com professores de 12 universidades de diversos países, entre eles Pamela Hinds, da Universidade Stanford (Estados Unidos), Michael Munro, da Universidade de Toronto (Canadá), e Liyun Wang, da Universidade de Delaware (Estados Unidos). Entre os temas abordados estão “Biomateriais e Biocompatibilidade”, “Nanomateriais e Tecnologia” e “Mecânica de Sólidos”.
O valor da mensalidade e as taxas de viagem deverão ser custeados mutuamente pela PKU e pela instituição do estudante visitante. Mais informações podem ser obtidas no site http://en.coe.pku.edu.cn.
Durante o encontro em São Paulo, Pingchou e o presidente da FAPESP, Celso Lafer, também discutiram a realização de um intercâmbio entre professores de universidades paulistas e professores da Peking University.
“Temos interesse em áreas como ciências da vida, meio ambiente, energia, nanotecnologia e fotônica”, contou Pingchou.
Situada no distrito de Haidian, em Pequim, a PKU é constituída por 30 faculdades e 12 departamentos, que juntos oferecem cursos em 93 áreas. A PKU também conta com 216 institutos e centros de pesquisa, além de dois centros nacionais de engenharia e 12 laboratórios nacionais.
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA
Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia
Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)