Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Parceria entre instituições fomenta pesquisas internacionais



Nesta segunda-feira, dia 29, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) assinará um termo de cooperação com a Universidad Autónoma del Beni (UAB), da Bolívia. A cerimônia acontece no Campus Guajará-Mirim, às 15 horas, na sala de conferência e reunirá membros das instituições e também o consulado dos dois países. A parceria visa à aplicação a projeto Observatório do IFRO, que selecionará pesquisadores para estudo e diagnóstico de cursos da instituição, além de proporcionar intercâmbio de ensino, pesquisa e extensão.

A realização da parceria é o primeiro passo para as ações do projeto Observatório do IFRO que definirá quais cursos poderão ser ofertados para a região de Guajará-Mirim e cidades no entorno, incluindo a Bolívia. “Diante da necessidade de coletar dados em Guayaramerín e Riberalta e pela barreira linguística, nós vislumbramos a parceria no momento do diagnóstico da região”, explicou Leonardo Souza Araújo, diretor de planejamento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin).

Após assinatura do termo de cooperação entre o IFRO e a UAB será lançado edital para seleção de pesquisadores bolivianos. “Para que eles desenvolvam a pesquisa do projeto Diagnóstico regional Guajará-Mirim nos municípios na Bolívia”, ressaltou Rosa Martins Costa Pereira, técnica em assuntos educacionais e integrante do grupo de trabalho do Observatório Regional.

O projeto fomenta a pesquisa para escolha dos cursos relativos aos arranjos produtivos locais. O primeiro campus que será feito esse estudo é Guajará-Mirim. “Estamos juntos com as ações do Observatório pelo caráter internacional. Uma das maiores demandas deles são por cursos de curta duração, como por exemplo, os cursos FIC”, comentou Laura Borges Nogueira, assessora de relações internacionais do IFRO. Além disso, a parceria permitirá diversas ações em conjunto, entre as instituições dos dois países. “Varias ações de pesquisa em conjunto, ações de extensão em conjunto e tudo que uma cooperação internacional possibilita”, finalizou a assessora.

O Campus Guajará-Mirim, por estar na fronteira poderá se tornar binacional ofertando cursos com professores brasileiros e bolivianos. “É uma possibilidade que queremos trabalhar no futuro. A partir deste momento podemos fazer esta cooperação e expandir além do território de Rondônia. Como estamos na região de fronteira e inevitável que tenhamos alunos bolivianos, por isso precisamos nos adaptar a esta realidade fronteiriça”, acrescentou Leonardo.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)