Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Palestra do segundo dia da Infoparty motiva para que jogadores se especializem


Gente de Opinião

Marcos Cabrera explica gamificação na educação

O professor de sistema de processamentos de dados Marcos Cabrera começou sua palestra explicando o que é jogo, o que motiva uma pessoa jogar; depois ele tratou o jogo como um jogo que todo mundo joga, evoluindo para a seguinte forma: se você quer jogar esse jogo o que te motiva e qual seria o seu interesse em ficar viciado em jogo e não em trabalho e ainda a gamificação na educação, utilizando recursos de jogos em outros contextos.

Os tópicos que ele apresentou durante a sua palestra foram: o jogo como atividade recreativa; as regras que estabelece quem vence e quem perde; a competição física ou mental; e o conjunto de procedimentos e estratégias para atingir determinado fim e os fatores motivacionais dos jogos, como a fantasia, exploração, quebrar as regras sociais, exercitar-se e demonstrar-se.

Segundo ele, é fácil a aplicação dos tópicos apresentados em relação ao jogo. As pessoas precisam saber que tudo que se vai fazer precisa ser um pouco mais lúdico, aceitar de forma mais fácil algumas tarefas, evoluir para estudar, trabalhar, ir para academia e fazer amigos.

Para as pessoas que costumam ficar muito tempo na internet jogando o professor de sistemas Cabrera alerta que talvez seja para suprir uma necessidade pessoal, uma fuga e como orientação ele sugeriu que elas dessem uma oportunidade para outras pessoas, conversando com quem faz as mesas coisas deles.  “Fazendo isso à pessoa percebe no outro o problema que ele tem e com essa identificação e não gostando do que está vendo elas consigam trabalhar isso melhor e dar também uma opção social, familiar”.

Ele explicou que se uma pessoa não tem as opções de amigos e família elas entram mais rápido no mundo de fantasia dos jogos que é o ambiente virtual. “Todos nós precisamos nos movimentar fazer exercícios, ter opções reais de amigos”.


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF e MP/RO recomendam criação de normas nacionais para atuação de psicólogos e assistentes sociais na educação básica

MPF e MP/RO recomendam criação de normas nacionais para atuação de psicólogos e assistentes sociais na educação básica

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) enviaram recomendações conjuntas aos Conselhos Federais de P

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)