Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Padre Ton defende investimento 10% do PIB na educação


A ampliação dos investimentos na educação pública brasileira foi defendida pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO), ao saudar, em plenário, a realização da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e sindicatos filiados. O evento ocorre até sexta-feira 27.

“Cerrando fileiras com a campanha da CNTE e com outras vozes do Congresso Nacional, defendo 10% do Produto Interno Bruto na educação brasileira. Estudos demonstram que 7% do PIB não permitem atender as metas previstas ( e não previstas) no Plano Nacional de Educação – PNE, sobretudo para creche, ensino profissional, educação integral, superior e valorização profissional”, declarou Padre Ton, parabenizando as entidades, especialmente o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) pela defesa da educação publica.

A 13ª Semana está nas escolas públicas, câmaras legislativas, praças e ruas para debater o Piso Salarial Nacional do Magistério, Carreira Profissional e Plano Nacional de Educação (PNE), temas da atualidade e que pautam os motivos do evento.

“Colocar mais dinheiro na educação é investimento. É possibilitar que o Brasil avance em seu desenvolvimento econômico, social e humano”, disse o deputado, lembrando que o país deve ocupar, ainda este ano, o título de 5ª maior economia do mundo. E precisa, ainda, superar anacronismos que impedem resultados melhores no campo da desigualdade, da renda e justiça social.

O deputado Padre Ton disse que através da educação o Brasil pode superar de vez a pobreza, a desigualdade, a falta de conhecimento no campo da ciência e da tecnologia, as iniquidades que impedem a transformação do Brasil em uma sociedade justa e solidária.

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. É este ensinamento do grande mestre Paulo Freire que deve inspirar todos nós na luta por mais investimentos na educação”, concluiu o deputado.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Educação

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31

Creche Padre Zenildo inicia atividades após moradores do Areia Branca esperarem 6 anos

Creche Padre Zenildo inicia atividades após moradores do Areia Branca esperarem 6 anos

Na ocasião também foram entregues uniformes novos às crianças