Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Padre Ton defende investimento 10% do PIB na educação


A ampliação dos investimentos na educação pública brasileira foi defendida pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO), ao saudar, em plenário, a realização da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e sindicatos filiados. O evento ocorre até sexta-feira 27.

“Cerrando fileiras com a campanha da CNTE e com outras vozes do Congresso Nacional, defendo 10% do Produto Interno Bruto na educação brasileira. Estudos demonstram que 7% do PIB não permitem atender as metas previstas ( e não previstas) no Plano Nacional de Educação – PNE, sobretudo para creche, ensino profissional, educação integral, superior e valorização profissional”, declarou Padre Ton, parabenizando as entidades, especialmente o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) pela defesa da educação publica.

A 13ª Semana está nas escolas públicas, câmaras legislativas, praças e ruas para debater o Piso Salarial Nacional do Magistério, Carreira Profissional e Plano Nacional de Educação (PNE), temas da atualidade e que pautam os motivos do evento.

“Colocar mais dinheiro na educação é investimento. É possibilitar que o Brasil avance em seu desenvolvimento econômico, social e humano”, disse o deputado, lembrando que o país deve ocupar, ainda este ano, o título de 5ª maior economia do mundo. E precisa, ainda, superar anacronismos que impedem resultados melhores no campo da desigualdade, da renda e justiça social.

O deputado Padre Ton disse que através da educação o Brasil pode superar de vez a pobreza, a desigualdade, a falta de conhecimento no campo da ciência e da tecnologia, as iniquidades que impedem a transformação do Brasil em uma sociedade justa e solidária.

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. É este ensinamento do grande mestre Paulo Freire que deve inspirar todos nós na luta por mais investimentos na educação”, concluiu o deputado.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)