Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 07h02
A ampliação dos investimentos na educação pública brasileira foi defendida pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO), ao saudar, em plenário, a realização da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e sindicatos filiados. O evento ocorre até sexta-feira 27.
“Cerrando fileiras com a campanha da CNTE e com outras vozes do Congresso Nacional, defendo 10% do Produto Interno Bruto na educação brasileira. Estudos demonstram que 7% do PIB não permitem atender as metas previstas ( e não previstas) no Plano Nacional de Educação – PNE, sobretudo para creche, ensino profissional, educação integral, superior e valorização profissional”, declarou Padre Ton, parabenizando as entidades, especialmente o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) pela defesa da educação publica.
A 13ª Semana está nas escolas públicas, câmaras legislativas, praças e ruas para debater o Piso Salarial Nacional do Magistério, Carreira Profissional e Plano Nacional de Educação (PNE), temas da atualidade e que pautam os motivos do evento.
“Colocar mais dinheiro na educação é investimento. É possibilitar que o Brasil avance em seu desenvolvimento econômico, social e humano”, disse o deputado, lembrando que o país deve ocupar, ainda este ano, o título de 5ª maior economia do mundo. E precisa, ainda, superar anacronismos que impedem resultados melhores no campo da desigualdade, da renda e justiça social.
O deputado Padre Ton disse que através da educação o Brasil pode superar de vez a pobreza, a desigualdade, a falta de conhecimento no campo da ciência e da tecnologia, as iniquidades que impedem a transformação do Brasil em uma sociedade justa e solidária.
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. É este ensinamento do grande mestre Paulo Freire que deve inspirar todos nós na luta por mais investimentos na educação”, concluiu o deputado.
Fonte: Mara Paraguassu
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)