Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 07h02
A ampliação dos investimentos na educação pública brasileira foi defendida pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO), ao saudar, em plenário, a realização da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e sindicatos filiados. O evento ocorre até sexta-feira 27.
“Cerrando fileiras com a campanha da CNTE e com outras vozes do Congresso Nacional, defendo 10% do Produto Interno Bruto na educação brasileira. Estudos demonstram que 7% do PIB não permitem atender as metas previstas ( e não previstas) no Plano Nacional de Educação – PNE, sobretudo para creche, ensino profissional, educação integral, superior e valorização profissional”, declarou Padre Ton, parabenizando as entidades, especialmente o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) pela defesa da educação publica.
A 13ª Semana está nas escolas públicas, câmaras legislativas, praças e ruas para debater o Piso Salarial Nacional do Magistério, Carreira Profissional e Plano Nacional de Educação (PNE), temas da atualidade e que pautam os motivos do evento.
“Colocar mais dinheiro na educação é investimento. É possibilitar que o Brasil avance em seu desenvolvimento econômico, social e humano”, disse o deputado, lembrando que o país deve ocupar, ainda este ano, o título de 5ª maior economia do mundo. E precisa, ainda, superar anacronismos que impedem resultados melhores no campo da desigualdade, da renda e justiça social.
O deputado Padre Ton disse que através da educação o Brasil pode superar de vez a pobreza, a desigualdade, a falta de conhecimento no campo da ciência e da tecnologia, as iniquidades que impedem a transformação do Brasil em uma sociedade justa e solidária.
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. É este ensinamento do grande mestre Paulo Freire que deve inspirar todos nós na luta por mais investimentos na educação”, concluiu o deputado.
Fonte: Mara Paraguassu
O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ