Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Núcleo de Prática Jurídica lança Projeto Itinerante para Educação em Direitos nas Escolas Estaduais


Núcleo de Prática Jurídica lança Projeto Itinerante para Educação em Direitos nas Escolas Estaduais - Gente de Opinião

Em uma iniciativa inovadora, elaborada pela acadêmica do 10º período, Jessica Farias aluna do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA está lançando um projeto itinerante de extensão voltado para a educação em direitos nas escolas da rede pública estadual. Sob a coordenação dos alunos do 10º período do curso de Direito, o projeto visa levar informações sobre direitos e garantias dos jovens e adolescentes diretamente para a comunidade escolar, além de oferecer apoio e acolhimento aos funcionários.

Este projeto, que representa uma parceria entre a academia e diversas entidades jurídicas e educacionais, é uma resposta à necessidade de promover maior conscientização sobre os direitos dos jovens e adolescentes, além de proporcionar um ambiente de apoio e orientação dentro das escolas.

O objetivo principal do projeto é abordar questões jurídicas relevantes para os jovens, como direitos do consumidor, direitos trabalhistas, direitos civis e questões relacionadas à violência, bullying e discriminação. Para isso, o NPJ irá realizar palestras, workshops e atividades práticas interativas, adaptadas à realidade e ao entendimento dos alunos.

Núcleo de Prática Jurídica lança Projeto Itinerante para Educação em Direitos nas Escolas Estaduais - Gente de Opinião

O NPJ conta com o apoio da Defensoria Pública e do Ministério Público. Além disso, advogados e professores especializados também estarão envolvidos, enriquecendo as discussões e proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecedor.

Este projeto representa não apenas uma oportunidade para os alunos do 10º período aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, mas também uma contribuição significativa para a promoção da cidadania e o fortalecimento da consciência jurídica na comunidade escolar. Espera-se que, por meio dessa iniciativa, os jovens e adolescentes se tornem mais conscientes de seus direitos e mais capacitados para enfrentar os desafios jurídicos do cotidiano.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)