Sexta-feira, 21 de setembro de 2012 - 05h15
No dia 19 de setembro, os professores da UNIR, acompanhando o indicativo do ANDES/SN, deliberaram em assembleia geral a suspensão da greve deflagrada em maio.
Certamente, em breve, levarão uma proposta ao CONSEA de data para retorno as atividades acadêmicas. A proposta aprovada na assembleia desta quarta-feira foi: volta às aulas no dia 24 de setembro (próxima segunda-feira).
Apesar de o calendário acadêmico do 2º semestre ter sido suspenso, o mesmo não aconteceu com o calendário do 1º semestre, mas vemos que isso não pode ser utilizado como ferramenta para iniciar as aulas a todo custo, de forma a prejudicar parte dos estudantes. Exigimos uma volta às aulas responsável que não coloque em confronto o interesse dos professores e estudantes da UNIR.
A histórica greve nacional dos professores das instituições públicas de ensino superior, em certos momentos, arrastou diversas categorias de trabalhadores do sistema público, inclusive os técnicos administrativos das universidades, para a greve, expondo o descaso com os serviços prestados ao povo. Apesar disso, constatamos que a greve não conseguira ser vitoriosa em suas pautas. Isso demonstra a importância e a necessidade que os professores tem de fazer um movimento docente classista e combativo, como única forma de derrotar o governo federal, nosso grande inimigo.
Os estudantes no Brasil inteiro intensificaram os protestos lutando pelas melhorias das estruturas físicas das universidades e por mais participação nas decisões. Saudamos o movimento estudantil secundarista rondoniense que também participou dessa greve, exigindo o vestibular e a negociação imediata com a categoria grevista, repudiando o papel subserviente da gerencia Dilma/PT.
Convocamos todos os segmentos que compõem a UNIR e o povo a não se calarem e para que continuem as lutas, sabendo que muito há o que se conquistar!
Defender a educação pública!
Viva ao movimento estudantil da UNIR!
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - DCE
O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ