Sexta-feira, 23 de junho de 2017 - 14h55
Computando-se renovações de autorização, o governo estadual oferece atualmente educação indígena em 119 escolas, nas quais estão matriculados 3.848 alunos dos ensinos fundamental e médio. Em abril deste ano, eram 3.637 alunos. Rondônia tem 13 núcleos de educação indígena.
O aumento se deu com a autorização de mais duas novas unidades, sendo uma em Alto Alegre, onde foi criada a Escola Indígena Estadual Kwiupyhuam, na Aldeia Tsupypary, Terra Indígena Rio Mequéns; e a outra em Espigão do Oeste, com a portaria governamental que autorizou a continuidade da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Maamnzeep Cinta Larga, na Aldeia Capitão Cardoso, Terra Indígena Roosevelt. Com isso, o município conhecido mundialmente pela ocorrência de diamantes tem 309 alunos matriculados.
Outra portaria da Seduc homologou o Regimento da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Erapoaron Makurap, no município de Alta Floresta do Oeste.
“Tanto avançou o setor no governo Confúcio Moura, que a Seduc prepara os próximos debates para melhorar ainda mais”, disse o coordenador de Educação Indígena, Antônio Puruborá.
A Seduc prossegue convocando professores concursados para trabalhar em escolas indígenas. Já convocou 85 do quadro anterior, formado por emergenciais, e prevê mais 80 até o segundo semestre deste ano.
REFORMULAÇÃO
Na próxima terça-feira (27), a comissão organizadora estadual indígena definirá a data da conferência estadual, e de 11 a 14 de julho, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, a coordenadoria de ensino fará o encontro de coordenadores regionais visando à reformulação da Lei nº 578/2010, que regulamenta a educação e o magistério indígenas em Rondônia.
Nesse encontro serão alinhadas propostas para o planejamento educacional e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Indígenas.
Saiba Mais:
Rondônia avança nas políticas
educacionais para povos indígenas
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)