Sexta-feira, 8 de maio de 2015 - 13h11
A deputada Mariana Carvalho (PSDB /RO) tem questionado as políticas públicas para educação, entre elas está o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que neste ano encerrou as inscrições por falta de recursos.
Convidada para participar do Programa Brasil em Debate da TV Câmara a parlamentar ressaltou que muitos estudantes acreditaram no programa e não conseguiram o contrato. Mariana Carvalho é uma das parlamentares que mais têm lutado para resolver a situação enfrentada por estudantes brasileiros. 
Durante a sua participação, a tucana que é membro titular da Comissão de Educação criticou a forma como foram impostas as mudanças, pegando de surpresa alunos e instituições de ensino.O programa pode ser assistido na página oficial da deputada no face ou no site da própria TV Câmara.
“As regras podem ser uma forma positiva para ter uma melhor seleção e incentivar os alunos a ingressarem na faculdade com percentuais para se ter um bom aprendizado, mas não dessa forma sem ter avisado com antecedência para que os estudantes tivessem condições de se preparar ”, declarou.
Na sua opinião, as novas medidas poderiam ter sido discutidas no plenário da Câmara, tendo em vista que os deputados conhecem as demandas da população e por meio de debates poderiam conseguir encontrar uma solução viável sem prejudicar quem quer se ingressar no ensino superior.
Mariana Carvalho destacou que o governo tem que investir mais na educação básica, oferecendo maior assistência para que os estudantes consigam atingir os 450 pontos na prova do Enem e não zerar na redação, dois critérios exigidos para os candidatos ao financiamento estudantil.
Com as novas regras de acesso ao Fies, o número de novos contratos firmados no primeiro semestre deste ano representa apenas um terço do que foi contratado em 2014 e não há garantia para abertura do programa no segundo semestre.
Em relação aos antigos contratos, 300 mil dos 1.900.000 milhão contratos ainda não foram renovados. “Muitos alunos lamentam o fato de conseguir a aprovação em instituições de ensino, depois de anos de estudo, e agora não podem efetivar a matrícula e pagar as mensalidades”, observou a congressista.
Mariana ressaltou que o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que os recursos para novos contratos no Fies neste semestre estão esgotados. “Precisamos de uma solução para dar respostas ao povo brasileiro que não sejam mais propagandas enganosas, como na campanha eleitoral”, concluiu.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026
Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou, nesta quarta-feira (5), a lista de convocação para matrícula dos

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira (4) novo edital de concurso público para seleção de 47 professores efetivos do
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)