Quinta-feira, 9 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MPRO discute soluções para garantir acesso à educação na Gleba Rio Preto, em Porto Velho


MPRO discute soluções para garantir acesso à educação na Gleba Rio Preto, em Porto Velho - Gente de Opinião
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc), promoveu, nesta terça-feira (7/10), reunião para tratar da situação educacional da Gleba Rio Preto, localizada em Porto Velho. O encontro ocorreu na sede da instituição e contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Superintendência Regional de Ensino de Porto Velho (Super) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A reunião deu continuidade às discussões iniciadas em abril, com o objetivo de encontrar soluções para problemas estruturais enfrentados pela comunidade, como transporte escolar, adequação do calendário letivo e oferta de diferentes etapas de ensino. O MPRO foi representado pela promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, coordenadora do Gaeduc.
Diagnóstico da situação
Durante a reunião, foi apresentado panorama detalhado das dificuldades enfrentadas pelos estudantes da região. Grande parte das crianças percorre longas distâncias para chegar à escola, muitas vezes em vias precárias e de difícil acesso. O levantamento feito pelas equipes técnicas identificou que cerca de 90% dos caminhos da Gleba são “carreadores”, ou seja, trilhas estreitas que só permitem o tráfego de motos e bicicletas.
Outro ponto destacado foi a falta de manutenção das estradas abertas em 2024, o que compromete ainda mais o deslocamento de alunos e professores. O transporte fluvial tem sido a principal forma de acesso à escola, levando estudantes para as localidades de Calama e Demarcação.
Encaminhamentos
De acordo com as deliberações anteriores, a Semed e a Seduc se comprometeram a elaborar plano de ação conjunto para o atendimento do educação infantil, ensino fundamental 2 e ensino médio, incluindo o levantamento de profissionais, estrutura física e transporte escolar. Também ficou definida a necessidade de revisar o calendário escolar da Escola Padre José de Anchieta, considerando as dificuldades de locomoção em períodos de cheia e seca.
A promotora de Justiça Luciana Ondei ressaltou que o MPRO busca avançar por meio da via extrajudicial, evitando medidas judiciais imediatas. Segundo ela, a complexidade dos problemas exige resposta articulada entre os órgãos públicos. “Não há nada isolado que vá resolver a situação. Estamos diante de um problema estrutural, que só será superado com ações estruturantes. A ideia é evoluir extrajudicialmente, por meio da autocomposição, para garantir o direito à educação sem descuidar da proteção ambiental”, afirmou.
A promotora destacou ainda que o desafio é assegurar o acesso à educação sem comprometer áreas de preservação ambiental localizadas próximas à comunidade. “A ideia não é criar nenhum impasse, nem desrespeitar a legislação, mas buscar soluções legais dentro do Estado Democrático, garantindo o direito ao meio ambiente, sim, mas também garantindo o direito à educação”, declarou.
Uma nova reunião, que contará com a participação dos conselhos municipal e estadual de educação, será realizada em 23 de outubro para avaliar o andamento das ações e definir medidas que possam ser implementadas ainda em 2025, antes do início do período chuvoso, que agrava o isolamento da comunidade. Após reunião, será designada reunião com a comunidade da gleba Rio Preto para escuta e diálogo, garantindo gestão democrática.

O MPRO, por meio do Gaeduc, reforça seu compromisso com a efetivação do direito à educação, previsto na Constituição Federal, e segue acompanhando de forma contínua a execução das políticas públicas voltadas à melhoria das condições de ensino em Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sucesso A 6ª Feira do Estudante de Rondônia 2025

Sucesso A 6ª Feira do Estudante de Rondônia 2025

Os jovens  estudantes das escolas da rede pública estadual e privada todos intusiamados estão particpantado da 6ª Feira do Estudante de Rondônia Int

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até o dia 16, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até o dia 16, em Porto Velho

Mais um cronograma de cursos profissionalizantes presenciais contempla estudantes de Porto Velho interessados em se qualificar profissionalmente. Os

SESI-RO abre matrículas para alunos novos em 2026

SESI-RO abre matrículas para alunos novos em 2026

Os colégios da Rede de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI) de Porto Velho, Nova Mutum-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena já estão com

Equipe ENEM de professores convoca alunos para nota máxima na prova do Exame Nacional do Ensino Médio em Rondônia

Equipe ENEM de professores convoca alunos para nota máxima na prova do Exame Nacional do Ensino Médio em Rondônia

As aulas continuam acelerando a sua nota máxima e agora com o valor promocional você ainda tem chance de se destacar entre as melhores performances

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)