Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MPF/RO obtém liminar e sabatistas de Rondônia poderão fazer Enem após 18 horas


O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) obteve decisão liminar favorável no pedido que fez à Justiça Federal quanto ao horário das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes sabatistas ('guardadores de sábado' por motivo religioso). A Justiça Federal concordou com o MPF/RO quanto à necessidade de tratamento isonômico entre os candidatos sabatistas de Rondônia e os de outros estados. Desta forma, a Justiça determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) viabilize a estes candidatos a realização da prova a partir das 18h no horário de Rondônia.

O MPF/RO ingressou com a ação civil pública, com pedido de liminar, após a negativa do Inep e da União em acatar a recomendação que orientava para que o início da prova no sábado à noite fosse adiado em uma hora. Na decisão, o juiz Rodrigo de Godoy Mendes expôs que os sabatistas têm como um de seus pilares a guarda do sábado, que compreende o período entre o pôr-do-sol de sexta-feira e o pôr-do-sol de sábado.

“Todos os candidatos sabatistas devem ter idêntico tratamento, ou seja, não podem ser obrigados a realizar o exame antes do pôr-do-sol”, afirmou o juiz. Com a decisão liminar concedida pela Justiça Federal, os alunos rondonienses sabatistas poderão fazer as provas sem desrespeitar suas crenças.

Entenda o caso

Os estudantes sabatistas de Rondônia reclamaram ao MPF/RO que as provas do Enem, no sábado, seriam realizadas às 17h no horário local. Isto ocorreu porque Rondônia não tem horário de verão e o fuso horário passou a ser de duas horas em relação ao horário de Brasília.

Na inscrição para o Enem, o Inep possibilitou que o candidato se declarasse como sabatista. Entretanto, a organizadora não levou em consideração que há estados que não fazem horário de verão e respondeu aos candidatos rondonienses que o horário estabelecido anteriormente seria mantido para as provas que ocorrerem no sábado – às 19h em Brasília, 17h em Rondônia.

A procuradora da República Renata Ribeiro Baptista emitiu uma recomendação, mas Inep e MEC recusaram-se a adiar o início das provas para as 18h.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

Governo do Brasil autoriza contratação de 6,7 mil novos cargos para professores e técnicos em universidades federais

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a con

Evento em homenagem ao Dia do Professor envolve mais de 3 mil servidores da Educação de Porto Velho

Evento em homenagem ao Dia do Professor envolve mais de 3 mil servidores da Educação de Porto Velho

Na tarde de terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou um evento especial em comemoração ao Dia do Professor, reunindo mais

Dia dos Professores: Histórias de dedicação e amor pela educação

Dia dos Professores: Histórias de dedicação e amor pela educação

Nesta quarta-feira, 15 de outubro, Dia dos Professores, o governo de Rondônia reconhece e valoriza o papel essencial dos educadores rondonienses que

Quando o amor pela escola fecha um ciclo: a aluna que virou professora e inspira novas gerações

Quando o amor pela escola fecha um ciclo: a aluna que virou professora e inspira novas gerações

Quando uma aluna se torna colega de trabalho de sua ex-professora, esse momento pode ser carregado de simbolismo e emoção, tanto para a aluna quanto p

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)