Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MPF quer saber o que Estado e prefeituras planejam para melhorar os índices da Educação em Rondônia

Órgão abriu investigação questionando Estado e prefeituras sobre alimentação escolar, planos de melhoria da nota dos alunos no Ideb, diagnóstico individualizado de alunos, entre outros pontos


MPF quer saber o que Estado e prefeituras planejam para melhorar os índices da Educação em Rondônia - Gente de Opinião

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para saber quais os planos do Estado e das prefeituras para melhorar o desempenho de seus alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A investigação teve origem na reclamação de um cidadão que procurou o MPF para relatar o mau funcionamento do ensino fundamental em Rondônia, apontando baixos indicadores e falta de informação sobre medidas para a melhoria da Educação.

O procurador da República Raphael Bevilaqua argumenta que há exemplos no Brasil de cidades que têm educação pública de qualidade, como Lucas do Rio Verde e Nova Marilândia (MT) e Brejo Santo (CE). Citando esses exemplos, ele expõe que o Estado de Rondônia pode conseguir a melhoria de seus índices educacionais sem recorrer à militarização das escolas. “Não pode ser política de Estado a militarização das escolas na modalidade adotada em Rondônia, pois além de ir contra a concepção plural de educação  já que a militarização adota diretriz rígida, baseada em hierarquia e disciplina –, não haveria militares suficientes para promover a militarização de toda a rede educacional do Estado”, afirma.

Outro argumento do procurador é que o recurso destinado a cada estudante de escola militar é quase três vezes maior que o de uma escola não militar. “É possível que a diferença no desempenho dos alunos seja o recurso investido e não a militarização em si”.

Na investigação, o MPF pediu informações sobre os planos e cronogramas para melhoria do ensino fundamental no Estado e nos municípios. Também foi perguntado aos gestores das secretarias de Educação se há diagnóstico individualizado dos alunos que permita identificar aqueles em situação de vulnerabilidade social, se há oferta de café da manhã antes do início das aulas, se há acompanhamento pedagógico e reforço escolar.

Com relação aos professores, o MPF questionou se há capacitação para todos e se há incentivos por mérito para quem desenvolve trabalho de destaque, como a professora indígena Elisângela Suruí, que recebeu o prêmio de Educadora do Ano de 2017, do Prêmio Educador Nota 10, uma premiação nacional.

As secretarias de Educação têm prazo de 30 dias para responder ao MPF.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF e MP/RO recomendam criação de normas nacionais para atuação de psicólogos e assistentes sociais na educação básica

MPF e MP/RO recomendam criação de normas nacionais para atuação de psicólogos e assistentes sociais na educação básica

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) enviaram recomendações conjuntas aos Conselhos Federais de P

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)