Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MPF pede anulação vestibular de Medicina da São Lucas



O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia ajuizou ação civil pública contra a Faculdade São Lucas por irregularidade no vestibular para o curso de Medicina. De acordo com o órgão, todas as questões da prova foram copiadas da Internet, de um banco de dados acessível mediante pagamento.

Na ação, o MPF solicita que a Justiça Federal condene a Faculdade a suspender imediatamente as matrículas realizadas pelos candidatos aprovados no 2º Processo Seletivo 2015, para o curso de Medicina, a anular as provas realizadas em outubro do ano passado e a fazer novo vestibular.

Em outubro de 2014, após a realização do vestibular para Medicina, um candidato apresentou reclamação ao MPF relatando que algumas questões da prova tinham sido copiadas da Internet. Ao ser questionada pelo MPF, a Faculdade São Lucas respondeu que contratou a empresa Interbits para fornecer as questões e negou a existência de plágio, pois havia a indicação de autoria das questões.

O MPF questionou a empresa Interbits sobre o conteúdo do vestibular de Medicina da São Lucas. A Interbits respondeu que oferece os serviços de catalogação e organização de “questões de domínio público de diversos vestibulares do país”. Esse serviço pode ser contratado por qualquer empresa ou pessoa. O objetivo dos serviços oferecidos pela empresa é facilitar a tarefa dos professores ao preparar seus materiais de avaliação como provas, listas de exercícios e simulados.

Diante da situação, MPF recomendou que a Faculdade São Lucas anulasse a seleção e realizasse novo vestibular, mas a recomendação não foi cumprida. Em decorrência disto, na semana passada o MPF ingressou com a ação civil pública. Segundo o procurador da República Raphael Bevilaqua, os estudantes que prestam o vestibular devem ter igualdade de condições para concorrer às vagas oferecidas. Por isto, há a necessidade de provas com questões inéditas.

“É inconcebível que uma instituição investida de função pública – ainda mais uma instituição de ensino superior dotada de quadro técnico especializado – aproprie-se de questões prontas mediante simples cópia de outras já utilizadas em outros vestibulares e disponíveis na Internet. O fato confesso de que as questões foram retiradas de banco de dados disponível a quem puder pagar por ele é ainda mais grave, pois corre-se o risco de se criar um mercado lucrativo, favorecendo alguns e tornando a disputa desleal. O candidato não pode se deparar com as mesmas questões, em seleções distintas”, afirmou o procurador.

Além da suspensão das matrículas e anulação do vestibular de Medicina, o MPF também pediu que a Justiça Federal obrigue a Faculdade São Lucas a usar em seus vestibulares apenas questões inéditas. Se for condenada e descumprir a decisão, a Faculdade poderá pagar multa de 100 mil reais para cada vestibular realizado.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou as listas do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2026/1) com os

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)