Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MPF arquiva denúncias de irregularidades no processo de escolha de reitor da UNIR


 

            O Ministério Público Federal (MPF/RO) comunicou ontem, 29, à reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) o arquivamento da Notícia de Fato 1.31.000.000404/2016-47, instaurada para apurar eventuais irregularidades no processo eleitoral de consulta à comunidade acadêmica da UNIR para escolha do reitor para o quadriênio 2016-2020.

            O despacho que promoveu o arquivamento da Notícia de Fato foi emitido pelo procurador da República, Raphael Bevilaqua, uma vez que não foram constatadas irregularidades no referido processo eleitoral.

            Entre as supostas irregularidades apuradas pelo MPF constavam denúncias de ausência de discentes regularmente matriculados na UNIR na lista de eleitores aptos ao exercício do voto e em desfavor de membro da Comissão Especial de Consulta para Reitor.

            Após a análise dos autos e assegurando que as eventuais irregularidades não foram constatadas, o procurador do MPF, Raphael Bevilaqua, finaliza o despacho promovendo o arquivamento sumário da Notícia de Fato 1.31.000.000404/2016-47.

                 O procurador afirma que:

Após análise acurada, não se vislumbra elementos suficientes a ensejar a instauração de Inquérito Civil (§ 4º do art. 4º da Resolução 87/CSMPF), tampouco para a adoção de qualquer atuação judicial ou extrajudicial em face da Fundação Universidade Federal de Rondônia a serem desafiados por meio de Recomendação, Termo de Ajustamento de Conduta ou Ação Civil Pública, sendo o arquivamento dos presentes autos a medida adequada.

    Acesse AQUI, o documento na íntegra.


 

Consulta à comunidade acadêmica

          A consulta à comunidade acadêmica para escolha do reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foi realizada no dia 30 de março de 2016, em todos os oito campi da UNIR no Estado.

               O professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott venceu a consulta com 52,25% do total de votos válidos, dos quais 73,49% foram de docentes, 13,13% de técnicos administrativos e 13,38% de alunos, conforme dados divulgados pela Comissão Especial de Consulta.

            Os demais candidatos a reitor obtiveram o seguinte resultado: professora doutora Eleonice de Fátima Dal Magro obteve 36,50% dos votos, professor doutor Júlio César Barreto Rocha obteve 6,84% dos votos e professor doutor Júlio Robson Azevedo Gambarra obteve 4,41% dos votos.

           Ao todo, participaram da votação 613 docentes, 426 de técnicos e 2252 alunos, totalizando 3291 votos em toda a consulta, incluindo votos válidos, brancos e nulos.

          Posteriormente, o Conselho Universitário (CONSUN), na forma do Colégio Eleitoral da UNIR, referendou o resultado do processo de consulta à Comunidade Universitária para a escolha do reitor, que teve como vencedor o professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott.

Fonte: UNIR

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)