Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

MP, São Lucas e Sejus lançam projeto no Presídio Feminino


O Ministério Público de Rondônia, em parceria com a Faculdade São Lucas, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Conselho da Comunidade da Execução Penal, lançou nesta segunda-feira (29), no Presídio Feminino, em Porto Velho, o Projeto 2 R's - Reabilitando pela Reciclagem. A iniciativa consiste na confecção, por apenadas, de materiais escolares, como sacolas e estojos, a partir de banners inutilizados, materiais de difícil decomposição no ambiente.

O projeto, idealizado pela Faculdade São Lucas há dois anos, teve a adesão do MP, por meio das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e Execução Penal, em razão da necessidade de reaproveitamento de resíduos sólidos de longa duração, como forma de reduzir os níveis de poluição, bem como da importância de ressocialização e profissionalização da população carcerária. Ao produzirem os materiais escolares, as apenadas serão beneficiadas com remissão de pena e remuneração, por meio do Fundo Penitenciário.

Conforme explicou a Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Maria Moser Torquato Luiz, serão utilizados na confecção dos materiais escolares banners doados por instituições públicas, faculdades e sociedade em geral. Os produtos feitos pelas apenadas serão destinados, inicialmente, ao Curso de Ressocialização Ambiental, promovido pelo Ministério Público de Rondônia. Posteriormente, serão entregues em escolas públicas. Já a capacitação para o projeto será de responsabilidade da Faculdade São Lucas.

“É importante que fique claro que o que está sendo proposto é uma alternativa de profissionalização. Cada uma de vocês poderá sair daqui com um ofício”, disse a Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Maria Moser Torquato Luiz, ao falar às apenadas do Presídio Feminino. Também presente, a Diretora-Geral da Faculdade São Lucas, Maria Eliza de Aguiar, ressaltou a importância da aquisição de conhecimento durante o cumprimento da pena, visando à construção de um futuro de sucesso. “O tempo de cada uma de vocês aqui vai passar, vai transcorrer, de qualquer modo. Seria muito bom poder aproveitá-lo de forma produtiva”, disse às futuras integrantes do projeto.

O Secretário adjunto da Sejus, Zaqueu Vieira, ressaltou que a iniciativa proposta se soma a outras atividades já realizadas no presídio com o objetivo de promover a reintegração das apenadas à sociedade. Segundo ele, quase 100% da comunidade carcerária da unidade já faz parte de algum tipo de programa. “Dar oportunidade para o reeducando trabalhar é ressocializar”, pontuou.

Também participaram do lançamento do Projeto 2 R's o Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio Silveira, os Promotores de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel e Andréa Waleska Nucini Bogo e Aluildo de Oliveira Leite, o assessor de ressocialização da Sejus, Rodolfo Teixeira, além do presidente do Conselho da Comunidade, Risomar Braga Régis.

Fonte:  MPRO

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam