Terça-feira, 30 de outubro de 2012 - 12h06
O Ministério Público de Rondônia, em parceria com a Faculdade São Lucas, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Conselho da Comunidade da Execução Penal, lançou nesta segunda-feira (29), no Presídio Feminino, em Porto Velho, o Projeto 2 R's - Reabilitando pela Reciclagem. A iniciativa consiste na confecção, por apenadas, de materiais escolares, como sacolas e estojos, a partir de banners inutilizados, materiais de difícil decomposição no ambiente.
O projeto, idealizado pela Faculdade São Lucas há dois anos, teve a adesão do MP, por meio das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e Execução Penal, em razão da necessidade de reaproveitamento de resíduos sólidos de longa duração, como forma de reduzir os níveis de poluição, bem como da importância de ressocialização e profissionalização da população carcerária. Ao produzirem os materiais escolares, as apenadas serão beneficiadas com remissão de pena e remuneração, por meio do Fundo Penitenciário.
Conforme explicou a Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Maria Moser Torquato Luiz, serão utilizados na confecção dos materiais escolares banners doados por instituições públicas, faculdades e sociedade em geral. Os produtos feitos pelas apenadas serão destinados, inicialmente, ao Curso de Ressocialização Ambiental, promovido pelo Ministério Público de Rondônia. Posteriormente, serão entregues em escolas públicas. Já a capacitação para o projeto será de responsabilidade da Faculdade São Lucas.
“É importante que fique claro que o que está sendo proposto é uma alternativa de profissionalização. Cada uma de vocês poderá sair daqui com um ofício”, disse a Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Maria Moser Torquato Luiz, ao falar às apenadas do Presídio Feminino. Também presente, a Diretora-Geral da Faculdade São Lucas, Maria Eliza de Aguiar, ressaltou a importância da aquisição de conhecimento durante o cumprimento da pena, visando à construção de um futuro de sucesso. “O tempo de cada uma de vocês aqui vai passar, vai transcorrer, de qualquer modo. Seria muito bom poder aproveitá-lo de forma produtiva”, disse às futuras integrantes do projeto.
O Secretário adjunto da Sejus, Zaqueu Vieira, ressaltou que a iniciativa proposta se soma a outras atividades já realizadas no presídio com o objetivo de promover a reintegração das apenadas à sociedade. Segundo ele, quase 100% da comunidade carcerária da unidade já faz parte de algum tipo de programa. “Dar oportunidade para o reeducando trabalhar é ressocializar”, pontuou.
Também participaram do lançamento do Projeto 2 R's o Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio Silveira, os Promotores de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel e Andréa Waleska Nucini Bogo e Aluildo de Oliveira Leite, o assessor de ressocialização da Sejus, Rodolfo Teixeira, além do presidente do Conselho da Comunidade, Risomar Braga Régis.
Fonte: MPRO
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)