Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MP, São Lucas e Sejus lançam projeto no Presídio Feminino


O Ministério Público de Rondônia, em parceria com a Faculdade São Lucas, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Conselho da Comunidade da Execução Penal, lançou nesta segunda-feira (29), no Presídio Feminino, em Porto Velho, o Projeto 2 R's - Reabilitando pela Reciclagem. A iniciativa consiste na confecção, por apenadas, de materiais escolares, como sacolas e estojos, a partir de banners inutilizados, materiais de difícil decomposição no ambiente.

O projeto, idealizado pela Faculdade São Lucas há dois anos, teve a adesão do MP, por meio das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e Execução Penal, em razão da necessidade de reaproveitamento de resíduos sólidos de longa duração, como forma de reduzir os níveis de poluição, bem como da importância de ressocialização e profissionalização da população carcerária. Ao produzirem os materiais escolares, as apenadas serão beneficiadas com remissão de pena e remuneração, por meio do Fundo Penitenciário.

Conforme explicou a Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Maria Moser Torquato Luiz, serão utilizados na confecção dos materiais escolares banners doados por instituições públicas, faculdades e sociedade em geral. Os produtos feitos pelas apenadas serão destinados, inicialmente, ao Curso de Ressocialização Ambiental, promovido pelo Ministério Público de Rondônia. Posteriormente, serão entregues em escolas públicas. Já a capacitação para o projeto será de responsabilidade da Faculdade São Lucas.

“É importante que fique claro que o que está sendo proposto é uma alternativa de profissionalização. Cada uma de vocês poderá sair daqui com um ofício”, disse a Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Maria Moser Torquato Luiz, ao falar às apenadas do Presídio Feminino. Também presente, a Diretora-Geral da Faculdade São Lucas, Maria Eliza de Aguiar, ressaltou a importância da aquisição de conhecimento durante o cumprimento da pena, visando à construção de um futuro de sucesso. “O tempo de cada uma de vocês aqui vai passar, vai transcorrer, de qualquer modo. Seria muito bom poder aproveitá-lo de forma produtiva”, disse às futuras integrantes do projeto.

O Secretário adjunto da Sejus, Zaqueu Vieira, ressaltou que a iniciativa proposta se soma a outras atividades já realizadas no presídio com o objetivo de promover a reintegração das apenadas à sociedade. Segundo ele, quase 100% da comunidade carcerária da unidade já faz parte de algum tipo de programa. “Dar oportunidade para o reeducando trabalhar é ressocializar”, pontuou.

Também participaram do lançamento do Projeto 2 R's o Subprocurador-Geral de Justiça, Cláudio Silveira, os Promotores de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel e Andréa Waleska Nucini Bogo e Aluildo de Oliveira Leite, o assessor de ressocialização da Sejus, Rodolfo Teixeira, além do presidente do Conselho da Comunidade, Risomar Braga Régis.

Fonte:  MPRO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos

A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação

Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser realizadas até 8 de maio, em Porto Velho

O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Governador Marcos Rocha reforça valorização da educação ao confirmar pagamento do piso salarial dos professores do magistério

Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)