Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Ministro quer aumentar interesse dos alunos no Enade



Mariana Tokarnia
Agência Brasil

O ministro da Educação, Cid Gomes, pretende organizar um grupo de trabalho para propor formas de aumentar o interesse do universitário em fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A questão foi debatida  ontem (9) em encontro com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Wolmir Amado, e outros membros da entidade.

De acordo com o Ministério da Educação, a intenção é que as intituições deem sugestões de como melhorar o processo. A demanda partiu das próprias instituições de ensino superior durante a reunião.

O Enade é uma prova aplicada a estudantes ingressantes e concluintes do ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes habilitados devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, o desempenho não é levado em consideração para a aprovação dos alunos nos cursos.

O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e de instituições de ensino superior. Atualmente, o exame é alvo de críticas e boicotes de estudantes, e o peso que tem na avaliação dos cursos (55%) é questionado por instituições.

Também no encontro, o ministro pediu a colaboração voluntária das universidades para encontrar um local para servir de centro de pedagogia a fim de auxiliar a formação de professores no Brasil. O objetivo é aumentar a interação da educação básica com o ensino superior, que é responsável pela formação dos docentes.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vila Olímpica lotada marca recepção de calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho

Vila Olímpica lotada marca recepção de calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho

A Vila Olímpica do campus ficou repleta na noite do dia 19 de fevereiro para a recepção oficial dos calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho.

Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), inicia nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o período de cadastramento de currículo

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)