Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Min. Educação abre sindicância contra Reitor da UNIR


A audiência realizada ontem, 11, entre o Comando de Greve dos docentes e discentes da Universidade Federal de Rondônia - UNIR e o secretário do Ensino Superior-SESu/MEC, em Brasília, marcada pela bancada federal, teve como objetivo tratar dos problemas enfrentados pelos professores e alunos que estão em greve desde o dia 14 de setembro de 2011.

A reunião durou três horas e contou com a presença de toda a bancada federal de Rondônia, com exceção do deputado Lindomar Garçon. Também participaram da reunião representantes do Sindicato Nacional de Docentes-ANDES-SN e da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES, o Reitor e seus assessores. Na ocasião o Comando de Greve apresentou dossiê acompanhado de relatório circunstanciado em que aponta inúmeras irregularidades praticadas pela administração superior da UNIR.

O Secretário da SESu/MEC mostrou-se especialmente preocupado com as denúncias de eventual manipulação dos concursos públicos para docentes, que teria privilegiado candidatos próximos a Reitoria, e o convênio assinado com o Instituto Qualificar, que poderá lesar mais de 1.800 pessoas que acreditaram na campanha de “cursos grátis”. Cada uma destas pessoas pagou R$ 180,00, que não entraram nos cofres da UNIR. Com o desaparecimento do dinheiro e a anulação dos cursos, a UNIR será obrigada a devolver o valor das inscrições.

O resultado da reunião culminou com a abertura de processo de sindicância para apurar as irregularidades apontadas pelo relatório circunstanciado. Decidiu-se também pela vinda do secretário da SESu/MEC, professor Luiz Claudio Costa, nessa segunda-feira, 17, para verificar “in loco” o abandono em que se encontra a UNIR. E, paralelamente, será criada uma comissão de professores e estudantes em greve para acompanhar as ações previstas.

O comando de greve avalia que tanto a vinda do secretário da SESu/MEC a Porto Velho, como a criação de comissão de sindicância é um avanço que aponta para o fortalecimento do movimento, pois o grande entrave continua sendo a permanência do reitor na direção da UNIR, haja vista que o mesmo não reúne mais credibilidade frente à comunidade universitária.

Nessa quarta-feira, 12, o Comando de Greve realizará uma avaliação da reunião e em seguida, às 17h, promoverá, com a sociedade civil, um abraço no prédio da UNIR-Centro.

Na quinta-feira, 13, os docentes se reunirão em Assembleia no Auditório Paulo Freire, localizado no Campus Universitário José Ribeiro Filho em Porto Velho, convocado pelo Comando de Greve e diretoria da ADUNIR. A pauta consistirá em informes das reuniões ocorridas em Brasília, informes e encaminhamentos da greve.

Fonte: Adilson Siqueira
 

Mais Sobre Educação

 Colégio Sapiens abre inscrições para Concurso de Bolsas com vagas para 2020

Colégio Sapiens abre inscrições para Concurso de Bolsas com vagas para 2020

As famílias que querem matricular seus filhos no Colégio e Curso Sapiens em 2020 e gostariam de descontos de até 100% nas mensalidades esperam o ano

Inscrições para o vestibular de Medicina da Faculdade Metropolitana já estão abertas

Inscrições para o vestibular de Medicina da Faculdade Metropolitana já estão abertas

A Faculdade Metropolitana conta com um novo Curso para esse segundo semestre de 2019, trata-se do curso de Medicina que passa a integrar o Núcleo de S

Sebrae e Sicoob apoiam a Educação Empreendedora

Sebrae e Sicoob apoiam a Educação Empreendedora

As escolas 21 de Abril e Branca de Neve receberam apostilas preparatórias das diretorias do Sebrae e do Sistema de Cooperativas de crédito (Sicoob), q

Últimos dias para a inscrição de propostas para o Festival Unir Arte e Cultura 2019

Últimos dias para a inscrição de propostas para o Festival Unir Arte e Cultura 2019

A Pró- Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com as inscrições abertas