Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MEC restitui vagas do curso de Medicina da Faculdade São Lucas


Publicado na edição de 22 deste mês do Diário Oficial da União (DOU) o Parecer 406/2011, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministro da Educação, reformando, nos termos do artigo 6º, inciso VIII, do Decreto 5.773/2006, decisão da Secretaria de Educação Superior do MEC, expressa no Despacho nº 25/2010 - MEC/SESu/DESUP/CGSUP, publicado no DOU de 7/4/2010, para restituir o número de 100 vagas totais anuais do curso de Medicina, bacharelado, ministrado pela Faculdade São Lucas.

Na edição do dia 28 de novembro de 2011 do Diário Oficial da União já havia sido divulgada a medida do Conselho Nacional de Educação que, por unanimidade, acatou o recurso interposto pela Faculdade São Lucas contra decisão da Secretaria de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação) que, em abril de 2010, havia reduzido para 40 vagas anuais o número de novos ingressos no curso de Medicina. A Diretora Geral da Faculdade São Lucas, Doutora Maria Eliza de Aguiar e Silva, disse que a decisão unânime do Conselho Nacional de Educação, restituindo as 100 vagas anuais do curso de Medicina, fez prevalecer a justiça, salientando que a redução da oferta de vagas pela Secretaria de Educação Superior do MEC foi baseada numa avaliação parcial. “A Faculdade São Lucas é uma das poucas em toda a Região Norte com IGC (Índice Geral de Cursos) com Conceito 3, o que, por si só, comprova o seu nível de qualidade”, destaca a Diretora Geral.

Além disso, o curso de Medicina da Faculdade São Lucas obteve Conceito 4 do MEC (numa escala que vai de 1 a 5), com base em avaliação feita por técnicos do ministério. Os técnicos do MEC estiveram em outubro passado no campus da São Lucas avaliando as dimensões Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Instalações Físicas para o processo de reconhecimento do curso de Medicina. A avaliação compreendeu a análise de documentos, reuniões com os diversos segmentos que compõem o curso, visita às instalações físicas (salas de aula, laboratórios morfológicos e de ensino, bibliotecas, hospitais conveniados, unidades básicas de saúde e biotério).

Os avaliadores do MEC também estiveram reunidos com acadêmicos, diretoria acadêmica, docentes, coordenador do curso, dos estágios e com membros da CPA (Comissão Própria de Avaliação). Após analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), os avaliadores destacaram as ações propostas para a continuidade do curso com qualidade. Os técnicos do MEC concluíram que o Curso de Medicina da Faculdade São Lucas apresenta um perfil bom de qualidade, atribuindo-lhe Conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5. Diante disso, o Curso de Medicina da Faculdade São Lucas mantem o conceito positivo e o credenciamento para contratos com o FIES e PROUNI, com padrão de qualidade garantido pela Nota 3 do IGC (Índice Geral de Cursos), confirmando sua destacada atuação no âmbito de Rondônia.

Fonte: Chagas Pereira
 


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)