Porto Velho (RO) terça-feira, 30 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

MEC aprova Agronomia da FIMCA com conceito 4: muito bom!


O curso de Agronomia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), após uma criteriosa avaliação realizada entre os dias 09 e 12 de maio, por uma comissão avaliadora, com vistas ao reconhecimento.MEC aprova Agronomia da FIMCA com conceito 4: muito bom! - Gente de Opinião O curso recebeu o conceito 4 - muito bom – após a verificação das instalações, corpo docente e projetos pedagógicos, de acordo com a coordenadora do curso, professora doutora Andréa Lacerda Bitencourt de Souza, licenciada em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), com mestrado em Agronomia, área de Concentração e Fisiologia Vegetal (1995) e doutorado em Ciências doa Alimentos (1998), ambos na Universidade Federal de larvas (UFLA-MG).

“O resultado dessa avaliação representa o reconhecimento dos esforços da direção e dos trabalhos que temos realizado no nosso Campus Rural. A nota obtida, conceito 4, coloca a FIMCA em posição de destaque entre as instituições que oferecem cursos superiores”, resumiu a coordenadora.

Com quatro anos e meio de duração, o Curso de Agronomia da FIMCA, autorizado pela Portaria Ministerial nº 881, de 17 de outubro de 2007, veio contribuir para a solução de três questões fundamentais para a expansão agropecuária de Rondônia: produção de alimentos, fixação do homem no campo e preservação do meio ambiente. O Agrônomo executa todas as tarefas inerentes à produção de alimentos para o homem e os animais domésticos, intervindo desde a definição das condições de plantio até a chegada do produto industrializado ao consumidor. Pode atuar nos setores público e privado, nas atividades de planejamento e administração, ensino, pesquisa, extensão, produção, mercado e comercialização.

O curso de Agronomia da FIMCA oferece aos seus alunos oportunidades de vivenciar a prática e também as teorias ministradas em sala de aula. Conta com excelente estrutura de laboratórios, além das instalações do Campus Rural da FIMCA, sua Fazenda Agroecológica, de 50 hectares, localizada no Km 24 da BR-364, sentido Rio Branco/AC, onde se desenvolvem atividades que dão suporte a várias disciplinas das graduações de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, através de aulas práticas que ocorrem no local.

Segundo a coordenadora, o mercado no setor de Agronomia está a cada dia mais crescente e o profissional tem a possibilidade de atuar tanto na região quanto em outros Estados do país. “O Brasil é o país do agronegócio, tem temperatura ideal para o plantio em quase todas as épocas do ano, e dependendo da região, podemos ter três safras irrigadas no decorrer do ano. E quem faz com que o campo se desenvolva com produtividade é o agrônomo, o maior aliado do produtor rural”, destaca Andréa Lacerda.

Para o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, “o resultado mostra o comprometimento dos professores e a participação, dedicação e responsabilidade dos alunos. Sem o envolvimento de todos não seria possível atingir um bom conceito avaliado em nível nacional pelo MEC". Aparício acredita que esse conceito, além de conferir maior credibilidade, deve gerar um aumento da procura pelo curso no vestibular a ser realizado no dia 3 de junho.

Fonte: Sergío Mello
 

Mais Sobre Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p