Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

MEC aprova Agronomia da FIMCA com conceito 4: muito bom!


O curso de Agronomia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), após uma criteriosa avaliação realizada entre os dias 09 e 12 de maio, por uma comissão avaliadora, com vistas ao reconhecimento.MEC aprova Agronomia da FIMCA com conceito 4: muito bom! - Gente de Opinião O curso recebeu o conceito 4 - muito bom – após a verificação das instalações, corpo docente e projetos pedagógicos, de acordo com a coordenadora do curso, professora doutora Andréa Lacerda Bitencourt de Souza, licenciada em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), com mestrado em Agronomia, área de Concentração e Fisiologia Vegetal (1995) e doutorado em Ciências doa Alimentos (1998), ambos na Universidade Federal de larvas (UFLA-MG).

“O resultado dessa avaliação representa o reconhecimento dos esforços da direção e dos trabalhos que temos realizado no nosso Campus Rural. A nota obtida, conceito 4, coloca a FIMCA em posição de destaque entre as instituições que oferecem cursos superiores”, resumiu a coordenadora.

Com quatro anos e meio de duração, o Curso de Agronomia da FIMCA, autorizado pela Portaria Ministerial nº 881, de 17 de outubro de 2007, veio contribuir para a solução de três questões fundamentais para a expansão agropecuária de Rondônia: produção de alimentos, fixação do homem no campo e preservação do meio ambiente. O Agrônomo executa todas as tarefas inerentes à produção de alimentos para o homem e os animais domésticos, intervindo desde a definição das condições de plantio até a chegada do produto industrializado ao consumidor. Pode atuar nos setores público e privado, nas atividades de planejamento e administração, ensino, pesquisa, extensão, produção, mercado e comercialização.

O curso de Agronomia da FIMCA oferece aos seus alunos oportunidades de vivenciar a prática e também as teorias ministradas em sala de aula. Conta com excelente estrutura de laboratórios, além das instalações do Campus Rural da FIMCA, sua Fazenda Agroecológica, de 50 hectares, localizada no Km 24 da BR-364, sentido Rio Branco/AC, onde se desenvolvem atividades que dão suporte a várias disciplinas das graduações de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, através de aulas práticas que ocorrem no local.

Segundo a coordenadora, o mercado no setor de Agronomia está a cada dia mais crescente e o profissional tem a possibilidade de atuar tanto na região quanto em outros Estados do país. “O Brasil é o país do agronegócio, tem temperatura ideal para o plantio em quase todas as épocas do ano, e dependendo da região, podemos ter três safras irrigadas no decorrer do ano. E quem faz com que o campo se desenvolva com produtividade é o agrônomo, o maior aliado do produtor rural”, destaca Andréa Lacerda.

Para o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, “o resultado mostra o comprometimento dos professores e a participação, dedicação e responsabilidade dos alunos. Sem o envolvimento de todos não seria possível atingir um bom conceito avaliado em nível nacional pelo MEC". Aparício acredita que esse conceito, além de conferir maior credibilidade, deve gerar um aumento da procura pelo curso no vestibular a ser realizado no dia 3 de junho.

Fonte: Sergío Mello
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)