Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Mariana Carvalho pede retomada de programas educacionais do MEC ao ministro da Educação


 
Durante audiência realizada onte, terça – feira, 5, na Câmara com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) solicitou ao titular do MEC a retomada  dos programas educacionais da pasta.

A parlamentar questionou o ministro o que está sendo feito para garantir a normalidade de ações como o Ciência sem Fronteiras, o Pronatec e o Proinfância, programa que garante o fortalecimento da educação infantil, além de obras inacabadas e a construção de creches.

“Infelizmente tivemos um governo que transformou programas da Educação em ações eleitoreiras e precisamos rever essa questão com urgência”, observou a congressista que voltou a pedir medidas por parte do MEC para resolver o problema enfrentado por estudantes de cursos de medicina de dezessete universidades federais que tiveram bolsas cortadas, inclusive a  Unir.

Diante dos apelos feitos pela congressista, Mendonça Filho informou que é um compromisso do Governo Temer normalizar todos os programas da Educação.  

Segundo ele, o Pronatec, foi deixado com orçamento zero para 2016, mas no segundo semestre a situação deve ser resolvida  com a oferta de mais vagas.

A audiência foi realizada pelas comissões de Educação; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. O ministro informou aos parlamentares que foram retomados R$ 4,7 bilhões no orçamento da pasta, de um corte que estava em R$ 6,4 bilhões até maio.

Segundo Mendonça Filho, a maioria dos recursos foi destinada para repasses atrasados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da rede federal de ensino, que envolve universidades e institutos técnicos federais.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vila Olímpica lotada marca recepção de calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho

Vila Olímpica lotada marca recepção de calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho

A Vila Olímpica do campus ficou repleta na noite do dia 19 de fevereiro para a recepção oficial dos calouros do Grupo Educacional Aparício Carvalho.

Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

Inscrições para 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta (20)

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), inicia nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, o período de cadastramento de currículo

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)