Quarta-feira, 6 de julho de 2016 - 14h32
Durante audiência realizada onte, terça – feira, 5, na Câmara com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) solicitou ao titular do MEC a retomada dos programas educacionais da pasta.
A parlamentar questionou o ministro o que está sendo feito para garantir a normalidade de ações como o Ciência sem Fronteiras, o Pronatec e o Proinfância, programa que garante o fortalecimento da educação infantil, além de obras inacabadas e a construção de creches.
“Infelizmente tivemos um governo que transformou programas da Educação em ações eleitoreiras e precisamos rever essa questão com urgência”, observou a congressista que voltou a pedir medidas por parte do MEC para resolver o problema enfrentado por estudantes de cursos de medicina de dezessete universidades federais que tiveram bolsas cortadas, inclusive a Unir.
Diante dos apelos feitos pela congressista, Mendonça Filho informou que é um compromisso do Governo Temer normalizar todos os programas da Educação.
Segundo ele, o Pronatec, foi deixado com orçamento zero para 2016, mas no segundo semestre a situação deve ser resolvida com a oferta de mais vagas.
A audiência foi realizada pelas comissões de Educação; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. O ministro informou aos parlamentares que foram retomados R$ 4,7 bilhões no orçamento da pasta, de um corte que estava em R$ 6,4 bilhões até maio.
Segundo Mendonça Filho, a maioria dos recursos foi destinada para repasses atrasados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da rede federal de ensino, que envolve universidades e institutos técnicos federais.
Fonte: João Albuquerque
Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na
Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)