Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Iniciativa do Governo Federal leva inclusão digital a comunidades rurais, quilombolas e tradicionais em todo o País, com destaque para Norte e Nordeste 


Imagem: Divulgação/Acervo Aprender conectado (Veiculação autorizada pelos responsáveis) - Gente de Opinião
Imagem: Divulgação/Acervo Aprender conectado (Veiculação autorizada pelos responsáveis)

Mais de 8.400 escolas rurais foram conectadas à internet nos últimos meses por meio do projeto Aprender Conectado, que leva conectividade a áreas remotas do país e transforma o cotidiano de estudantes e professores. As regiões Norte e Nordeste concentram boa parte dos avanços recentes, respondendo juntas por mais de 7 mil escolas conectadas.  

No Norte, são 11.180 escolas previstas para receber conexão até 2026, com destaque para o Pará (5.507 escolas previstas), Amazonas (3.290), Acre (897), Roraima (537), Amapá (374), Tocantins (369) e Rondônia (206). Atualmente, a região conta com 2.816 escolas com acesso à internet, beneficiando 211 mil estudantes.   

Em Rondônia, 93 escolas já estão conectadas — cinco delas na Capital Porto Velho, ampliando o acesso digital em comunidades ribeirinhas, indígenas e rurais em todo o estado.  

De acordo com Flávio Santos, diretor-geral da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), os resultados mostram o impacto do projeto na vida das comunidades atendidas. “Levar conectividade para escolas rurais é mais do que instalar uma rede. É abrir caminhos para o conhecimento, o desenvolvimento social e a inclusão de comunidades inteiras que, até pouco tempo atrás, estavam fora do mapa digital do país”, afirma o gestor.  

Executado pela Eace, o Aprender Conectado integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), política do Governo Federal que pretende levar internet de qualidade a 138 mil escolas públicas de educação básica até 2026.   

Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, com mais de 10 mil escolas já conectadas em todo o Brasil, o projeto tem papel essencial na redução das desigualdades digitais e na integração de comunidades rurais à economia e aos serviços digitais.  

“Garantir que quilombolas, indígenas e moradores de áreas rurais e remotas tenham acesso à internet de qualidade e aos serviços digitais do governo é uma prioridade do Ministério das Comunicações. E essa parceria é fundamental para levar inclusão social e digital ao campo”, reforçou Frederico de Siqueira Filho.  

  Sobre a EACE

A Eace é a administradora da Conectividade de Escolas, dedicada a promover o acesso à internet de qualidade em instituições de ensino público em todo o Brasil. Através de iniciativas como o programa Aprender Conectado, a Eace busca impulsionar a inclusão digital e educacional, transformando a realidade de milhões de estudantes e educadores.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)