Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 - 22h24
A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Centro Social Madre Mazzarello, na Rua Ibrahim Sued, 5176, bairro Pantanal, promoveu no último sábado, 10, às 16 horas, uma grande festa de encerramento das atividades desenvolvidas durante todo o ano de 2011. Cerca de 200 pessoas entre alunos e pais prestigiaram as apresentações do Coral das crianças; da banda de tambores e latas, feitas com materiais alternativos; do grupo de capoeira dos alunos da Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho, que participam do Programa Mais Educação - Integrando Saberes/Programa de Educação Integral do Município e da dança moderna da turma do ‘Pirueta’, um dos projetos desenvolvidos pela secretaria municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade).
O Centro Social, administrado pelas freiras salesianas, realiza diferentes cursos de qualificação profissional para aproximadamente 1200 adolescentes e jovens nas áreas de balé, capoeira, corte e costura, informática, manutenção de computadores, panificação, pintura e bordados, crochê, confecção de tapetes, cerâmica, violão, percussão. Além de oficinas de percussão, ministradas durante todo o ano. “São oferecidos o reforço escolar nas matérias de português através do Projeto Mais Educação, dentro do programa de educação integral Integrando Saberes, também da secretaria municipal de Educação e financiado pelo Governo Federal”, conta Gláucia Negreiros, Coordenadora do Dade.
Ao final foi oferecido um delicioso lanche para os participantes e todas as crianças presentes, incluindo aquelas que não participaram dos projetos, ganharam presentes.
Exposição
Durante o evento foram disponibilizados em salas os trabalhos feitos no artesanato, como: chinelos bordados, colares feitos de fuxico, pulseiras e arcos de cabelo; panos de prato e toalhas bordados. Também o pessoal do corte e costura expôs: calças, camisas e blusas de vários tecidos. Atividade muito prestigiada por todos os participantes, pela beleza das peças e presteza dos alunos ao atingir um bom resultado ao final do curso.
Homenagem
Os instrutores tiveram uma grande surpresa, quando objetos de decoração da festa que simbolizavam os diferentes cursos disponíveis à população, foram entregues a eles como uma forma de demonstrar gratidão pelo trabalho desenvolvido durante mais um ano de atividade. A professora de dança recebeu uma sapatilha, o de percussão uma lata amassada, o de cerâmica uma vaso e dessa mesma forma, enquanto a irmã Claudia Matos ia falando sobre a importância dos cursos, também recebeu o presente simbólico, a colaboradora do corte e costura, artesanato, o da capoeira e demais cursos. Um momento de grande emoção que comoveu a todos os presentes. “Senti uma satisfação enorme em ser uma facilitadora na área da dança. Este gesto pequeno me sensibilizou”, disse Monika Blank Basso, instrutora do projeto Pirueta.
Fonte: Rebeca Barca
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025
O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama realiza, de 11 a 13 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecn

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu, nesta segunda-feira (10/11), as inscrições para o Processo Seletivo
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)