Quarta-feira, 23 de outubro de 2013 - 20h16
O secretário de Educação, Emerson Castro, participou da abertura do curso de capacitação para professores e gestores educacionais, realizado na Escola Major Guapindaia, nesta quarta-feira (23), em Porto Velho. O curso tem por objetivo formar multiplicadores para ensinar a Lei Maria da Penha aos alunos da rede pública de ensino a partir do próximo ano. Cerca de 200 profissionais participam do curso.
Para a orientadora educacional da escola Daniel Neri, Gilmara Aguiar, o tema é bem relevante. “É uma nova forma de levar o conhecimento sobre esse assunto aos nossos alunos. Afinal de contas, muitos podem viver essa realidade em suas casas, vizinhos e amigos. Acho que a partir de hoje temos uma grande responsabilidade em formar uma nova geração, de homens mais conscientes e, assim, diminuir o índice de violência contra a mulher”, avalia Gilmara.
Durante seu pronunciamento, o secretário de Educação, Emerson Castro, afirmou ser totalmente contra qualquer tipo de violência contra a mulher e a favor de meios que diminuam esse tipo de crime. “Achei muito importante essa iniciativa da deputada Epifânia e prontamente firmei parceria para que os alunos da rede pública de ensino do Estado possam ter um conhecimento maior sobre a Lei Maria da Penha e assim formar cidadãos mais conscientes. Esse é o nosso papel como gestor da Educação”, afirma Emerson.
A Lei Estadual 2.617, de 4 de Novembro de 2011,de autoria da deputada Epifânia Barbosa, dispõe sobre a campanha continuada de repúdio a crimes de violência praticados contra a mulher.
Com o apoio da Seduc, a lei passará a ser conteúdo curricular e será levado de forma didática o conhecimento jurídico aos alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental. “É importante que esses jovens saibam de maneira mais aprofundada sobre essa lei; a penalização aos homens que cometem esse crime que a mulher saiba sobre seus direitos quando acometida dessa violência”, disse a deputada.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea/2009/11), Rondônia está em 7º lugar no ranking nacional dos Estados com maior índice de violência contra a mulher e Porto Velho é a capital com maior numero de casos de homicídios, sendo 40% cometidos pelos próprios companheiros.
Fonte: Deane Araújo / Decom
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025
As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)