Quarta-feira, 16 de abril de 2014 - 18h34
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou na terça-feira (15) lei que altera o repasse do Programa de Apoio Financeiro (Proafi) para as escolas da rede estadual. Com essa mudança, as escolas, por meio de seus conselhos, poderão contratar os profissionais necessários para o funcionamento da instituição e execução do ano letivo. As contrações ocorrerão apenas nos casos em que não houver servidor no quadro da escola.
As escolas recebem o Proafi três vezes ao ano; o valor é de R$ 8 por aluno. Esse recurso é próprio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e não tem relação com a folha de pagamento.
“É uma medida para situações emergenciais e temporárias”, explica o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro. Atualmente, o estado está impossibilitado de fazer contratações devido a Lei de Responsabilidade Fiscal e também à iminência da transposição de servidores para o quadro do governo federal.
“Na falta de um professor de matemática, por exemplo, a escola terá autonomia para contratar um profissional. Quando houver concurso público esse professor terá o vínculo encerrado e será substituído por um servidor concursado”, exemplifica Emerson.
O secretário ressalta que, sendo dever do estado oferecer educação, é também obrigação do governo buscar meios para que esse direto seja garantido aos cidadãos. “O governador Confúcio Moura é um defensor do Proafi adicional”, destaca. Quando prefeito em Ariquemes, o governador implementou legislação semelhante.
“Agora a lei depende de regulamentação, o que pode levar algum tempo”, afirma Emerson. A expectativa é de que a lei seja aplicada a partir do segundo semestre deste ano. Antes, haverá a capacitação dos coordenadores Regionais de Educação e dos diretores de escolas.
Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Quintela
Decom - Governo de Rondônia
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)