Quarta-feira, 16 de abril de 2014 - 18h34
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou na terça-feira (15) lei que altera o repasse do Programa de Apoio Financeiro (Proafi) para as escolas da rede estadual. Com essa mudança, as escolas, por meio de seus conselhos, poderão contratar os profissionais necessários para o funcionamento da instituição e execução do ano letivo. As contrações ocorrerão apenas nos casos em que não houver servidor no quadro da escola.
As escolas recebem o Proafi três vezes ao ano; o valor é de R$ 8 por aluno. Esse recurso é próprio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e não tem relação com a folha de pagamento.
“É uma medida para situações emergenciais e temporárias”, explica o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro. Atualmente, o estado está impossibilitado de fazer contratações devido a Lei de Responsabilidade Fiscal e também à iminência da transposição de servidores para o quadro do governo federal.
“Na falta de um professor de matemática, por exemplo, a escola terá autonomia para contratar um profissional. Quando houver concurso público esse professor terá o vínculo encerrado e será substituído por um servidor concursado”, exemplifica Emerson.
O secretário ressalta que, sendo dever do estado oferecer educação, é também obrigação do governo buscar meios para que esse direto seja garantido aos cidadãos. “O governador Confúcio Moura é um defensor do Proafi adicional”, destaca. Quando prefeito em Ariquemes, o governador implementou legislação semelhante.
“Agora a lei depende de regulamentação, o que pode levar algum tempo”, afirma Emerson. A expectativa é de que a lei seja aplicada a partir do segundo semestre deste ano. Antes, haverá a capacitação dos coordenadores Regionais de Educação e dos diretores de escolas.
Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Quintela
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica
O governo de Rondônia publicou na sexta-feira (31), o Edital nº 7/2025, que abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno da Secreta

Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira
Em um movimento inédito em Rondônia, o Sebrae, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Ordem dos Advogados do Brasil – S

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia recebem, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, a III

O avanço tecnológico motiva estudantes a buscarem novos conhecimentos no mundo virtual. Nesse ritmo da era moderna, o Instituto Estadual de Desenvo
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)