Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Ji-Parná: Aulas na Rede Municipal se encerram na próxima sexta-feira


Ji-Parná: Aulas na Rede Municipal se encerram na próxima sexta-feira - Gente de Opinião

O ano letivo nas Escolas de Ensino Fundamental e dos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ji-Paraná encerra no dia 21, próxima sexta-feira. O recesso para os alunos segue até o dia 11 de fevereiro de 2019, quando os estudantes retornam às atividades escolares.


A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atendeu este ano cerca de oito mil alunos.  Para 2019, a previsão é que o número de vagas oferecidas seja ampliado. A administração municipal tem como meta atender 100% das crianças de zero a três anos até 2025.


A secretária municipal de ensino, Leiva Custódio, disse que em 2019 serão entregues mais dois Centros de Educação Infantil que estão em fase final de construção. O CEI Professora Maria Esmeralda, que está sendo construído no bairro Jardim dos Migrantes que atenderá 140 crianças e, o Centro Patrícia Valério, construído no bairro União II, atenderá inicialmente 100 crianças.


“Estamos trabalhando para viabilizar a construção de novas unidades escolares. Temos em construção no município seis Centros de Educação Infantil e duas escolas de ensino fundamental. Todas dependem do Governo Federal para que sejam concluídas. Essas obras irão ajudar e muito no atendimento a nossas crianças. Em termos de qualidade, já provamos que temos condições de fazer um bom trabalho”, disse a secretária.


Além disso, a Prefeitura de Ji-Paraná fez uma parceria com a Creche Grilo Falante. Serão atendidas 100 crianças de até três anos de idade por meio de um convênio onde o município repassa bolsas por aluno para manter o local.


Conforme a Secretária, outras vagas deverão surgir, pois o período de rematrícula nas escolas e centros de educação infantil ainda não terminou. Somente a partir de janeiro é que a Semed terá o número exato de novas vagas disponíveis em cada unidade na área rural e urbana.


Leiva, ao avaliar os resultados obtidos pela gestão educacional do município em 2018, afirmou que os principais desafios foram manter os serviços do transporte escolar, a formação de professores, merenda de boa qualidade e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com ótimas avaliações.


“Melhoramos os resultados do índice educacional. E quando você é bem avaliado numa prova que é aplicada em todo o Brasil, percebemos de fato o desenvolvimento dos nossos alunos e que os objetivos foram alcançados. Afinal de contas o objetivo da Secretaria de Educação é dar acesso aos estudantes, garantir a permanência e o aprendizado deles. Portanto, o município deu as condições para que o resultado fosse tão positivo. Nossa meta agora é conseguir manter os resultados obtidos e continuarmos avançando”, projetou.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (PS UNIR) 2026 até o dia 21 de janeiro, oferecendo uma

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)