Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Ji-Parná: Aulas na Rede Municipal se encerram na próxima sexta-feira


Ji-Parná: Aulas na Rede Municipal se encerram na próxima sexta-feira - Gente de Opinião

O ano letivo nas Escolas de Ensino Fundamental e dos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ji-Paraná encerra no dia 21, próxima sexta-feira. O recesso para os alunos segue até o dia 11 de fevereiro de 2019, quando os estudantes retornam às atividades escolares.


A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atendeu este ano cerca de oito mil alunos.  Para 2019, a previsão é que o número de vagas oferecidas seja ampliado. A administração municipal tem como meta atender 100% das crianças de zero a três anos até 2025.


A secretária municipal de ensino, Leiva Custódio, disse que em 2019 serão entregues mais dois Centros de Educação Infantil que estão em fase final de construção. O CEI Professora Maria Esmeralda, que está sendo construído no bairro Jardim dos Migrantes que atenderá 140 crianças e, o Centro Patrícia Valério, construído no bairro União II, atenderá inicialmente 100 crianças.


“Estamos trabalhando para viabilizar a construção de novas unidades escolares. Temos em construção no município seis Centros de Educação Infantil e duas escolas de ensino fundamental. Todas dependem do Governo Federal para que sejam concluídas. Essas obras irão ajudar e muito no atendimento a nossas crianças. Em termos de qualidade, já provamos que temos condições de fazer um bom trabalho”, disse a secretária.


Além disso, a Prefeitura de Ji-Paraná fez uma parceria com a Creche Grilo Falante. Serão atendidas 100 crianças de até três anos de idade por meio de um convênio onde o município repassa bolsas por aluno para manter o local.


Conforme a Secretária, outras vagas deverão surgir, pois o período de rematrícula nas escolas e centros de educação infantil ainda não terminou. Somente a partir de janeiro é que a Semed terá o número exato de novas vagas disponíveis em cada unidade na área rural e urbana.


Leiva, ao avaliar os resultados obtidos pela gestão educacional do município em 2018, afirmou que os principais desafios foram manter os serviços do transporte escolar, a formação de professores, merenda de boa qualidade e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com ótimas avaliações.


“Melhoramos os resultados do índice educacional. E quando você é bem avaliado numa prova que é aplicada em todo o Brasil, percebemos de fato o desenvolvimento dos nossos alunos e que os objetivos foram alcançados. Afinal de contas o objetivo da Secretaria de Educação é dar acesso aos estudantes, garantir a permanência e o aprendizado deles. Portanto, o município deu as condições para que o resultado fosse tão positivo. Nossa meta agora é conseguir manter os resultados obtidos e continuarmos avançando”, projetou.

 

Mais Sobre Educação

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do