Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Ji-paraná: Técnicos comemoram conquista do diploma


A noite da última quinta-feira, 28, foi de comemoração e homenagens na colação de grau dos novos técnicos em Florestas e Informática do Instituto Federal de Rondônia/Câmpus Ji-paraná. Mais de 80 estudantes receberam seus diplomas em clima de muita alegria na cerimônia que reuniu na Igreja Batista Central, em Ji-Paraná, professores, servidores e gestores do IFRO, além de centenas de familiares que foram prestigiar o evento. Esta foi a primeira formatura de cursos na modalidade integrada ao ensino médio (ensino regular com o técnico) do Câmpus Ji-Paraná.

O ponto alto da cerimonia ficou por conta dos discursos dos oradores dos cursos, que fizeram um retrospecto dos quatro anos de convivência, aprendizado e peculiaridades de cada um dos formandos. Na ocasião, as duas turmas homenagearam docentes e servidores com placas de agradecimento pela dedicação e empenho. Os familiares também fizeram sua parte com torcidas organizadas e até faixa parabenizando os formandos pela conquista.

Ao se dirigir aos técnicos, o reitor do IFRO, Raimundo Jimenez, mencionou a boa fase econômica que o país vive e a importância da entrada no mercado dos novos profissionais. “Nós viemos para cá formar homens e mulheres. As perspectivas de nosso país hoje são bem mais promissoras do que há algumas décadas. A nossa rede vem prestando uma imensa colaboração ao país, formando pessoas”.

Os novos técnicos em Florestas passam agora a ter uma grande responsabilidade, principalmente dentro de uma região onde o desenvolvimento econômico tem que ser fomentado dentro de princípios de sustentabilidade. Nesta área, o profissional pode atuar na produção de mudas florestais, extração e beneficiamento da madeira, na execução do processo de produção, manejo sustentável e industrialização dos recursos de origem florestal, além de orientar a prática florestal de menor impacto ambiental e na fiscalização e monitoramento da fauna e flora silvestres entre outras funções.

No cenário em que a tecnologia avança a passos largos, os Técnicos em Informática tem um leque bastante variado de opções de trabalho. Com laboratórios equipados com o que há de mais moderno e professores qualificados, os 40 profissionais formados em Ji-Paraná estão aptos a desenvolverem programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação entre outras competências que o mundo digital exige.

O diretor do Câmpus, Vonivaldo Leão, lembrou aos formandos, que eles compartilharam da criação do instituto. ”Vocês acompanharam todo o processo de estruturação da escola, que ainda permanece em obras se adequando à demanda de cursos. Parabenizo cada um pela paciência nestes quatro anos e quero dizer, que tenho orgulho de vocês, pois colocaram nossa unidade como a melhor escola pública do Estado no ENEM”, destacou Leão.

Com aproximadamente 1600 alunos, o Câmpus Ji-Paraná cumpre um papel importante na região central do Estado por atender com ensino profissionalizante de qualidade, estudantes e pessoas da comunidade, que não tinham muitas opções de se qualificarem de forma gratuita. São mais de 15 cursos, que englobam desde a modalidade técnica, até a especialização, todos em áreas estratégicas como: Móveis, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Fonte: Ernani Baracho

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31