Sábado, 2 de março de 2013 - 16h13
A noite da última quinta-feira, 28, foi de comemoração e homenagens na colação de grau dos novos técnicos em Florestas e Informática do Instituto Federal de Rondônia/Câmpus Ji-paraná. Mais de 80 estudantes receberam seus diplomas em clima de muita alegria na cerimônia que reuniu na Igreja Batista Central, em Ji-Paraná, professores, servidores e gestores do IFRO, além de centenas de familiares que foram prestigiar o evento. Esta foi a primeira formatura de cursos na modalidade integrada ao ensino médio (ensino regular com o técnico) do Câmpus Ji-Paraná.
O ponto alto da cerimonia ficou por conta dos discursos dos oradores dos cursos, que fizeram um retrospecto dos quatro anos de convivência, aprendizado e peculiaridades de cada um dos formandos. Na ocasião, as duas turmas homenagearam docentes e servidores com placas de agradecimento pela dedicação e empenho. Os familiares também fizeram sua parte com torcidas organizadas e até faixa parabenizando os formandos pela conquista.
Ao se dirigir aos técnicos, o reitor do IFRO, Raimundo Jimenez, mencionou a boa fase econômica que o país vive e a importância da entrada no mercado dos novos profissionais. “Nós viemos para cá formar homens e mulheres. As perspectivas de nosso país hoje são bem mais promissoras do que há algumas décadas. A nossa rede vem prestando uma imensa colaboração ao país, formando pessoas”.
Os novos técnicos em Florestas passam agora a ter uma grande responsabilidade, principalmente dentro de uma região onde o desenvolvimento econômico tem que ser fomentado dentro de princípios de sustentabilidade. Nesta área, o profissional pode atuar na produção de mudas florestais, extração e beneficiamento da madeira, na execução do processo de produção, manejo sustentável e industrialização dos recursos de origem florestal, além de orientar a prática florestal de menor impacto ambiental e na fiscalização e monitoramento da fauna e flora silvestres entre outras funções.
No cenário em que a tecnologia avança a passos largos, os Técnicos em Informática tem um leque bastante variado de opções de trabalho. Com laboratórios equipados com o que há de mais moderno e professores qualificados, os 40 profissionais formados em Ji-Paraná estão aptos a desenvolverem programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação entre outras competências que o mundo digital exige.
O diretor do Câmpus, Vonivaldo Leão, lembrou aos formandos, que eles compartilharam da criação do instituto. ”Vocês acompanharam todo o processo de estruturação da escola, que ainda permanece em obras se adequando à demanda de cursos. Parabenizo cada um pela paciência nestes quatro anos e quero dizer, que tenho orgulho de vocês, pois colocaram nossa unidade como a melhor escola pública do Estado no ENEM”, destacou Leão.
Com aproximadamente 1600 alunos, o Câmpus Ji-Paraná cumpre um papel importante na região central do Estado por atender com ensino profissionalizante de qualidade, estudantes e pessoas da comunidade, que não tinham muitas opções de se qualificarem de forma gratuita. São mais de 15 cursos, que englobam desde a modalidade técnica, até a especialização, todos em áreas estratégicas como: Móveis, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
Fonte: Ernani Baracho
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo
Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação
Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo
O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um
Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do