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Integrando Saberes reúne interessados em fortalecer a Rede Municipal de Ensino


O II encontro Municipal de Educação “Integral Integrando Saberes”, promovido pela secretaria municipal de Educação por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (Dade), reuniu gestores, coordenadores e orientadores escolares e monitores de programas Escola Aberta e Mais Educação, no teatro Banzeiros, na manhã desta terça feira, 29, para avaliar como está a educação no município e buscar o fortalecimento da rede municipal.

O evento vai até o dia 01 de dezembro. Participaram da abertura a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira; a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Gláucia Negreiros; a gerente de Educação Integral e Cidadania, Olga Benário Teixeira; a secretária adjunta de Esporte e Lazer, Cleidemara Alves e o palestrante de Belo Horizonte Ismair Sérgio Cláudio.

A secretária municipal de Educação disse durante a abertura do seminário que o município já teve muitas dificuldades, porém hoje vive um novo cenário. São 14 escolas na zona rural e 37 urbanas, participando do programa Integrando Saberes. “Quando soubemos do programa de educação integral não sabíamos como ficariam as crianças o dia inteiro nas escolas e listamos os principais problemas existentes, em especial a questão do espaço. Estudamos sobre isso e fomos atrás de parceiros. Vimos que é necessário abrir as portas das escolas, quebrar aquela mentalidade de que a escola fica de portas fechadas, e a partir daí os pais passaram a acompanhar mais os filhos. E com a parceria dos nossos diretores conseguimos realizar este programa. Agora temos espaço na comunidade, no campo de futebol, na igreja, em associações e conseguimos envolver a todos, principalmente a comunidade, na contribuição do cidadão que a gente quer para a nossa cidade, aquele que se preocupa com seus amigos e seu bairro”, explicou Fátima.

O encontro será uma grande reflexão sobre as ações práticas de atividade no contraturno de estudos. Também abordará os programas, e a busca de integrar escola e comunidade através dos vários cursos oferecidos à comunidade. De acordo com o Governo Federal estas ações aproximam as pessoas da escola e ainda gera renda através de cursos profissionalizantes. Segundo Glaucia Negreiros, diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, a escola é um espaço de todos. “Considera-se fundamental o desenvolvimento integral das crianças através do desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, acompanhamento pedagógico, alimentação que dará o suporte para que os alunos continuem na escola o dia todo”, disse a diretora.

Para Cleidemara Alves, secretária adjunta da secretaria de Esporte e Lazer, somente a educação poderá dar um futuro às novas gerações. “Muito nos orgulha quando podemos ver sementinhas que foram plantadas, ver muitos batalhando para regar e hoje termos frutos. A secretaria de Esporte e Lazer está sempre disposta a ser parceira da educação nos programas, que todos aqui possam ser multiplicadores”, afirma Cleidemara.

Rosanea Gomes Vieira foi uma das participantes do evento. Ela também é coordenadora dos voluntários em oficinas de corte, costura e pintura, do projeto ‘Escola Aberta’, na escola Alta de Souza, no bairro São Francisco. “Estou aqui para conhecer mais e ver o que realmente a educação do município tem a oferecer para eu levar para o programa desenvolvido na escola em que trabalho”, conta.

O palestrante Ismair Sérgio Cláudio, gerente de educação integral de Belo Horizonte, trouxe aos participantes, uma abordagem da percepção de educação integral e a concepção e legislação, as experiências permitiram a todos avaliarem como estão os programas desenvolvidos no município. “O Escola Integrada iniciou em 2007 um ano antes do programa Mais Educação, que buscou experiências inovadoras no país e no nosso caso, fomos um dos que o Ministério de Educação buscou para se obter um desenho mais coerente para o Mais Educação. Queremos também apresentar os nosso desafios e buscar o que é comum e o que podemos levar para Belo Horizonte”, explica.

Ele conta que outra ação que contribuiu foi uma pesquisa para mensurar em que de fato a educação integrada contribuía na melhoria dos estudantes. “O Mais Educação quer ser um programa indutor de políticas de educação integral nos municípios e estados brasileiros, o programa traz a extensão do tempo escolar que minimiza os desafios encontrados em todas as escolas como crianças com dificuldade de aprendizagem, filhos de mãe solteiras, e em outras situações de vulnerabilidade. Em países da Europa e educação já é de tempo integral, mais não é somente a ampliação do tempo e possibilitar aos estudantes. Um dos nossos resultados práticos é a melhoria de 15% no aproveitamento de nossos alunos na disciplina de matemática”, acrescenta Ismair .

Um ciclo de palestra que acontecerá no segundo e terceiro dia do evento com professores da Universidade Federal de Rondônia abordarão os temas relacionados a integração Escolar, comunidade e seus reflexos. No dia 30 de novembro o convidado Maurício André Nunes do Ministério da Educação (MEC) falará sobre as diretrizes práticas e avanços no programa Mais Educação.

Fonte: Rebeca Barca
 

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