Terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 07h02
Estudantes do Mestrado em Geografia da Universidade de Heidelberg, Alemanha, fazem aulas de campo na Amazônia a partir da apreensão do espaço pela semiótica.
Em Rondônia, o grupo de 20 estudantes fez visitas técnicas juntamente com os mestrandos de Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Em Porto Velho as aulas ocorreram durante uma semana em pontos históricos e grandes projetos, com explanações feitas pelo professor Doutor Wolf Drietrick Gustav Johannes Sahr, da UFPR, acompanhado do professor Doutor Adnilson Almeida Silva, da UNIR.
A integração de mestrandos da Alemanha e Brasil levou os estudantes ao Centro de Treinamentos da Kanindê, entidade etno-ambiental que atua com povos indígenas, onde conheceram ações de preservação, de defesa e de aproveitamentos econômicos realizados em terras indígenas. No Museu Geológico de Rondônia conheceram rochas e minérios existentes na região e peças arqueológicas encontradas no estado.
O grupo visitou ainda, o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde analisaram peças do patrimônio histórico e assinaram a lista de pedido para inclusão da EFMM como patrimônio cultural da Unesco. Outra visita que chamou a atenção foi a construção do complexo energético do rio Madeira, onde visitaram o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio. Os pesquisadores estiveram também na Vila Nova de Teotônio para apreensão dos impactos causados pela formação do grande lago e readaptação da antiga comunidade da Cachoeira de Teotônio.
As prosseguiram em Ariquemes em vista ao garimpo de Bom Futuro, e no retorno visitaram a Floresta Nacional do Jamari. Antes do retorno ao país, os pesquisadores alemães visitaram também Manaus (AM) e Belém (PA).
O doutor Wolf Drietrick Gustav Johannes Sahr explicou que nas aulas de campo procurou dar liberdade para os estudantes fazerem as próprias percepções do espaço, utilizando métodos da geografia física e da humana. O doutor Adnilson Almeida Silva considerou que a integração é importante para o aprofundamento cientifico dos estudantes da UNIR, aproveitando as experiências do pesquisador Sahr.
Fonte: Solano Ferreira
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)