Terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 07h02
Estudantes do Mestrado em Geografia da Universidade de Heidelberg, Alemanha, fazem aulas de campo na Amazônia a partir da apreensão do espaço pela semiótica.
Em Rondônia, o grupo de 20 estudantes fez visitas técnicas juntamente com os mestrandos de Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Em Porto Velho as aulas ocorreram durante uma semana em pontos históricos e grandes projetos, com explanações feitas pelo professor Doutor Wolf Drietrick Gustav Johannes Sahr, da UFPR, acompanhado do professor Doutor Adnilson Almeida Silva, da UNIR.
A integração de mestrandos da Alemanha e Brasil levou os estudantes ao Centro de Treinamentos da Kanindê, entidade etno-ambiental que atua com povos indígenas, onde conheceram ações de preservação, de defesa e de aproveitamentos econômicos realizados em terras indígenas. No Museu Geológico de Rondônia conheceram rochas e minérios existentes na região e peças arqueológicas encontradas no estado.
O grupo visitou ainda, o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde analisaram peças do patrimônio histórico e assinaram a lista de pedido para inclusão da EFMM como patrimônio cultural da Unesco. Outra visita que chamou a atenção foi a construção do complexo energético do rio Madeira, onde visitaram o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio. Os pesquisadores estiveram também na Vila Nova de Teotônio para apreensão dos impactos causados pela formação do grande lago e readaptação da antiga comunidade da Cachoeira de Teotônio.
As prosseguiram em Ariquemes em vista ao garimpo de Bom Futuro, e no retorno visitaram a Floresta Nacional do Jamari. Antes do retorno ao país, os pesquisadores alemães visitaram também Manaus (AM) e Belém (PA).
O doutor Wolf Drietrick Gustav Johannes Sahr explicou que nas aulas de campo procurou dar liberdade para os estudantes fazerem as próprias percepções do espaço, utilizando métodos da geografia física e da humana. O doutor Adnilson Almeida Silva considerou que a integração é importante para o aprofundamento cientifico dos estudantes da UNIR, aproveitando as experiências do pesquisador Sahr.
Fonte: Solano Ferreira
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)