Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Integração Alemanha-Brasil em estudos geográficos em RO


Estudantes do Mestrado em Geografia da Universidade de Heidelberg, Alemanha, fazem aulas de campo na Amazônia a partir da apreensão do espaço pela semiótica. Integração Alemanha-Brasil em estudos geográficos em RO - Gente de OpiniãoEm Rondônia, o grupo de 20 estudantes fez visitas técnicas juntamente com os mestrandos de Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Em Porto Velho as aulas ocorreram durante uma semana em pontos históricos e grandes projetos, com explanações feitas pelo professor Doutor Wolf Drietrick Gustav Johannes Sahr, da UFPR, acompanhado do professor Doutor Adnilson Almeida Silva, da UNIR.

A integração de mestrandos da Alemanha e Brasil levou os estudantes ao Centro de Treinamentos da Kanindê, entidade etno-ambiental que atua com povos indígenas, onde conheceram ações de preservação, de defesa e de aproveitamentos econômicos realizados em terras indígenas. No Museu Geológico de Rondônia conheceram rochas e minérios existentes na região e peças arqueológicas encontradas no estado.

O grupo visitou ainda, o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde analisaram peças do patrimônio histórico e assinaram a lista de pedido para inclusão da EFMM como patrimônio cultural da Unesco. Outra visita que chamou a atenção foi a construção do complexo energético do rio Madeira, onde visitaram o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio. Os pesquisadores estiveram também na Vila Nova de Teotônio para apreensão dos impactos causados pela formação do grande lago e readaptação da antiga comunidade da Cachoeira de Teotônio.

As prosseguiram em Ariquemes em vista ao garimpo de Bom Futuro, e no retorno visitaram a Floresta Nacional do Jamari. Antes do retorno ao país, os pesquisadores alemães visitaram também Manaus (AM) e Belém (PA).

O doutor Wolf Drietrick Gustav Johannes Sahr explicou que nas aulas de campo procurou dar liberdade para os estudantes fazerem as próprias percepções do espaço, utilizando métodos da geografia física e da humana. O doutor Adnilson Almeida Silva considerou que a integração é importante para o aprofundamento cientifico dos estudantes da UNIR, aproveitando as experiências do pesquisador Sahr.

Fonte: Solano Ferreira

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)