Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Integração Alemanha-Brasil em estudos geográficos em RO


Estudantes do Mestrado em Geografia da Universidade de Heidelberg, Alemanha, fazem aulas de campo na Amazônia a partir da apreensão do espaço pela semiótica. Integração Alemanha-Brasil em estudos geográficos em RO - Gente de OpiniãoEm Rondônia, o grupo de 20 estudantes fez visitas técnicas juntamente com os mestrandos de Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Em Porto Velho as aulas ocorreram durante uma semana em pontos históricos e grandes projetos, com explanações feitas pelo professor Doutor Wolf Drietrick Gustav Johannes Sahr, da UFPR, acompanhado do professor Doutor Adnilson Almeida Silva, da UNIR.

A integração de mestrandos da Alemanha e Brasil levou os estudantes ao Centro de Treinamentos da Kanindê, entidade etno-ambiental que atua com povos indígenas, onde conheceram ações de preservação, de defesa e de aproveitamentos econômicos realizados em terras indígenas. No Museu Geológico de Rondônia conheceram rochas e minérios existentes na região e peças arqueológicas encontradas no estado.

O grupo visitou ainda, o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde analisaram peças do patrimônio histórico e assinaram a lista de pedido para inclusão da EFMM como patrimônio cultural da Unesco. Outra visita que chamou a atenção foi a construção do complexo energético do rio Madeira, onde visitaram o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antonio. Os pesquisadores estiveram também na Vila Nova de Teotônio para apreensão dos impactos causados pela formação do grande lago e readaptação da antiga comunidade da Cachoeira de Teotônio.

As prosseguiram em Ariquemes em vista ao garimpo de Bom Futuro, e no retorno visitaram a Floresta Nacional do Jamari. Antes do retorno ao país, os pesquisadores alemães visitaram também Manaus (AM) e Belém (PA).

O doutor Wolf Drietrick Gustav Johannes Sahr explicou que nas aulas de campo procurou dar liberdade para os estudantes fazerem as próprias percepções do espaço, utilizando métodos da geografia física e da humana. O doutor Adnilson Almeida Silva considerou que a integração é importante para o aprofundamento cientifico dos estudantes da UNIR, aproveitando as experiências do pesquisador Sahr.

Fonte: Solano Ferreira

Mais Sobre Educação

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Esta será a 6ª edição organizada pelo IFRO no estado de Rondônia

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31