Sexta-feira, 25 de novembro de 2016 - 07h10
O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Curso Técnico em Agroecologia Integrado e para mais quatro cursos que serão implantados no início do ano letivo de 2017: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agronegócio, Técnico em Aquicultura e Técnico em Informática. Todos integrados ao Ensino Médio Regular.
Segundo o vice-diretor, João Faria, o Instituto Abaitará irá ampliar o número de vagas, passando de 110 para 300.
Ele explicou que o prazo para se inscrever vai até o dia 9 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto no endereço eletrônico: www.institutoabaitara.ro.gov.br ou pessoalmente no próprio Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, que fica na RO – 010, Km 32, setor Abaitará no município de Pimenta Bueno. Outras informações pelo telefone (69) 9 8104 5709 ou pelo e-mail: apabaitara@hotmail.com.
O processo seletivo será por análise de currículo, realizado por uma comissão formada por profissionais da própria instituição.
Após a análise de currículo, o segundo critério de seleção será uma entrevista com os pais do aluno para identificar se realmente o pretenso candidato tem o perfil para o curso que esteja pleiteando. Além dos alunos que estudam e retornam para suas casas diariamente, o Instituto Abaitará oferece 216 vagas para internato ou semi-internato, sendo 132 vagas para meninos e 84 para meninas. Esses alunos irão morar na escola e serão custeados pelo governo do estado com moradia, alimentação, além do próprio ensino até a formação. O curso tem duração de três anos.
O vice-diretor disse que o Projeto Político Pedagógico do Instituto estabelece uma metodologia de organização do ensino que conjugam metodologias de Vivências Científicas, Intercâmbios Estaduais, experiências formativas e cursos de língua inglesa e informática para os 300 estudantes da unidade em 2017. “A infraestrutura de Abaitará permite que os estudantes realizem estudos aprofundados em bovinocultura leiteira e de corte, ovinocultura, piscicultura, horticultura de café, banana, mandioca, maracujá, abacaxi entre outros”, destacou.
João Faria também ressaltou o incentivo do governador Confúcio Moura, que vem de forma pioneira no Estado de Rondônia incentivando, direcionando ações e viabilizando a execução de projetos voltados à capacitação de jovens estudantes para a qualificação profissional no campo. “O Instituto Abaitará será referência nacional no que diz respeito à capacitação técnica voltada ao cultivo e tecnologias do campo, como também no desenvolvimento de tecnologia da informação voltada ao setor do agronegócio”, afirmou.
Leia mais:
Idaron oferece formação integrada em sanidade agropecuária para alunos do Instituto Abaitará
Instituto Abaitará forma a primeira turma do Curso Técnico de Agroecologia em Rondônia
Instituto Abaitará é oportunidade para ação transformadora, diz governador na entrega de novas instalações da escola
Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Arquivo/Secom
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)