Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Instituto Abaitará abre processo seletivo para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio



O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Curso Técnico em Agroecologia Integrado e para mais quatro cursos que serão implantados no início do ano letivo de 2017: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agronegócio, Técnico em Aquicultura e Técnico em Informática. Todos integrados ao Ensino Médio Regular.

Gente de Opinião

Aula prática no Instituto de Educação Rural Abaitará

Segundo o vice-diretor, João Faria, o Instituto Abaitará irá ampliar o número de vagas, passando de 110 para 300.

Ele explicou que o prazo para se inscrever vai até o dia 9 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto no endereço eletrônico: www.institutoabaitara.ro.gov.br ou pessoalmente no próprio Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, que fica na RO – 010, Km 32, setor Abaitará no município de Pimenta Bueno. Outras informações pelo telefone (69) 9 8104 5709 ou pelo e-mail: apabaitara@hotmail.com.

O processo seletivo será por análise de currículo, realizado por uma comissão formada por profissionais da própria instituição.

Após a análise de currículo, o segundo critério de seleção será uma entrevista com os pais do aluno para identificar se realmente o pretenso candidato tem o perfil para o curso que esteja pleiteando. Além dos alunos que estudam e retornam para suas casas diariamente, o Instituto Abaitará oferece 216 vagas para internato ou semi-internato, sendo 132 vagas para meninos e 84 para meninas. Esses alunos irão morar na escola e serão custeados pelo governo do estado com moradia, alimentação, além do próprio ensino até a formação. O curso tem duração de três anos.

O vice-diretor disse que o Projeto Político Pedagógico do Instituto estabelece uma metodologia de organização do ensino que conjugam metodologias de Vivências Científicas, Intercâmbios Estaduais, experiências formativas e cursos de língua inglesa e informática para os 300 estudantes da unidade em 2017. “A infraestrutura de Abaitará permite que os estudantes realizem estudos aprofundados em bovinocultura leiteira e de corte, ovinocultura, piscicultura, horticultura de café, banana, mandioca, maracujá, abacaxi entre outros”, destacou.

João Faria também ressaltou o incentivo do governador Confúcio Moura, que vem de forma pioneira no Estado de Rondônia incentivando, direcionando ações e viabilizando a execução de projetos voltados à capacitação de jovens estudantes para a qualificação profissional no campo. “O Instituto Abaitará será referência nacional no que diz respeito à capacitação técnica voltada ao cultivo e tecnologias do campo, como também no desenvolvimento de tecnologia da informação voltada ao setor do agronegócio”, afirmou.

Leia mais:
Idaron oferece formação integrada em sanidade agropecuária para alunos do Instituto Abaitará
Instituto Abaitará forma a primeira turma do Curso Técnico de Agroecologia em Rondônia
Instituto Abaitará é oportunidade para ação transformadora, diz governador na entrega de novas instalações da escola


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Arquivo/Secom
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)