Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Inscrições para o I Encontro Internacional de Geografia


A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia e do Departamento de Geografia, informa que prorrogou até o dia 22 de outubro de 2012 o prazo das inscrições para o I Encontro Internacional de Geografia, conforme informações disponíveis em http://30semanageo.blogspot.com.br; ou ainda pelo telefone (69) 2182 2190 ou e-mail [email protected].

O evento oferecerá uma série de atividades, tais como, conferências, mesas-redondas, trabalhos de campo, apresentação de artigos científicos e banners, sendo que a inscrição dará direito à participação em 02 minicursos escolhidos a seu critério entre os 19 cursos que estarão disponíveis para os participantes.

"Colonização, Território e Meio Ambiente em Rondônia" é o tema do encontro, que tem como público-alvo à comunidade acadêmica, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, professores da rede de ensino e profissionais, e será realizado no período de 12 a 17 de novembro de 2012, no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho.

Ocorrerá ainda de forma simultânea o VII Encontro de Pós-Graduação em Geografia; a XXX Semana de Geografia; e o I Seminário de Integração dos Territórios da Cidadania de Rondônia.

O encontro objetiva analisar, dialogar e sistematizar as transformações territoriais vivenciadas em Rondônia, considerando a natureza dos processos sócios territoriais a partir da colonização agrícola, que resultaram em modificações estruturais no espaço e na sociedade nesses últimos quarenta anos (1970-2010).
 

Eixos Temáticos

Encontra-se estruturado em 6 eixos temáticos: Populações Amazônicas e suas Representações; Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário; Gênero, Ensino e Representações Sociais na Amazônia; Hidrelétricas, Sociedade e Meio Ambiente na Amazônia; As contribuições da Geografia Física na Amazônia; A Questão Urbana na Amazônia.

O evento contará ainda com a presença de pesquisadores internacionais, com vivência na Amazônia, como Martin Coy (Universidade de Innsbruck-Suiça); Hervé Thery (Universidade Paris IV - Sorbonne); Philipe Fearnaside (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA), Nídia Pontuschka (Universidade de São Paulo - USP), Leonardo Cordeiro dos Santos (Universidade Federal do Paraná - UFPR), João Lima Sant'Anna (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Presidente Prudente e Coordenador de área de Geografia da CAPES); e ainda dos docentes da UNIR; Almir Narayamoga Suruí (liderança dos Paiter Suruí), Tim Maia Maciel (liderança ribeirinha do Distrito de Nazaré).

A realização do evento conta com o apoio da CAPES, CNPq e UNIR, além de parceiros como o Governo do Estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado de Rondônia (Crea-RO), Kanindé, Rio Terra, Raiz Nativa, Boné Tintas, Grupos de Pesquisa e Estudos: GEPCULTURA, GEPGÊNERO, LABOGEOPACART.

Fonte: Unir
 

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam