Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Inscrições para o I Encontro Internacional de Geografia


A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia e do Departamento de Geografia, informa que prorrogou até o dia 22 de outubro de 2012 o prazo das inscrições para o I Encontro Internacional de Geografia, conforme informações disponíveis em http://30semanageo.blogspot.com.br; ou ainda pelo telefone (69) 2182 2190 ou e-mail semanadegeografiaunir@yahoo.com.br.

O evento oferecerá uma série de atividades, tais como, conferências, mesas-redondas, trabalhos de campo, apresentação de artigos científicos e banners, sendo que a inscrição dará direito à participação em 02 minicursos escolhidos a seu critério entre os 19 cursos que estarão disponíveis para os participantes.

"Colonização, Território e Meio Ambiente em Rondônia" é o tema do encontro, que tem como público-alvo à comunidade acadêmica, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, professores da rede de ensino e profissionais, e será realizado no período de 12 a 17 de novembro de 2012, no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho.

Ocorrerá ainda de forma simultânea o VII Encontro de Pós-Graduação em Geografia; a XXX Semana de Geografia; e o I Seminário de Integração dos Territórios da Cidadania de Rondônia.

O encontro objetiva analisar, dialogar e sistematizar as transformações territoriais vivenciadas em Rondônia, considerando a natureza dos processos sócios territoriais a partir da colonização agrícola, que resultaram em modificações estruturais no espaço e na sociedade nesses últimos quarenta anos (1970-2010).
 

Eixos Temáticos

Encontra-se estruturado em 6 eixos temáticos: Populações Amazônicas e suas Representações; Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário; Gênero, Ensino e Representações Sociais na Amazônia; Hidrelétricas, Sociedade e Meio Ambiente na Amazônia; As contribuições da Geografia Física na Amazônia; A Questão Urbana na Amazônia.

O evento contará ainda com a presença de pesquisadores internacionais, com vivência na Amazônia, como Martin Coy (Universidade de Innsbruck-Suiça); Hervé Thery (Universidade Paris IV - Sorbonne); Philipe Fearnaside (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA), Nídia Pontuschka (Universidade de São Paulo - USP), Leonardo Cordeiro dos Santos (Universidade Federal do Paraná - UFPR), João Lima Sant'Anna (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Presidente Prudente e Coordenador de área de Geografia da CAPES); e ainda dos docentes da UNIR; Almir Narayamoga Suruí (liderança dos Paiter Suruí), Tim Maia Maciel (liderança ribeirinha do Distrito de Nazaré).

A realização do evento conta com o apoio da CAPES, CNPq e UNIR, além de parceiros como o Governo do Estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado de Rondônia (Crea-RO), Kanindé, Rio Terra, Raiz Nativa, Boné Tintas, Grupos de Pesquisa e Estudos: GEPCULTURA, GEPGÊNERO, LABOGEOPACART.

Fonte: Unir
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edital nº 18/2025 que estabelece a Chamada Escolar Munic

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)