Segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 15h58
Pelo menos 270 indígenas de diversas etnias concluíram o projeto Açaí e foram diplomados na tarde de sábado, 24. A solenidade contou com a participação de autoridades educacionais, familiares e amigos dos formandos, no salão de festas Mediterrâneo, em Ji-Paraná.
O projeto Açaí visa proporcionar aos indígenas a formação em magistério, nível médio, para atuação intercultural e histórica de cada etnia. Os formados tem pela frente a missão de exercer a docência nas séries iniciais nas próprias aldeias e promover o intercâmbio cultural.
O curso ocorreu durante três anos no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), localizado em Ouro Preto do Oeste, e teve o objetivo de capacitar os alunos em ministrar aulas nas próprias aldeias. “É muito importante porque eles fazem o intercâmbio de duas línguas, a deles e a portuguesa”, explicou José Antônio de Medeiros, o coordenador regional de educação em Ji-Paraná.
Anderson Suruí disse ser importante o projeto Açaí e motivou os coirmãos em avançar nos estudos. “Desejo a todos muito sucesso depois de passar pelo Açaí. Vamos todos pensar num mundo melhor para o nosso povo”, disse Suruí, reconhecendo a responsabilidade de ser o porta-voz dos indígenas à mesa de honra no evento.
Aos formandos, o governador Confúcio Moura gravou um vídeo que foi exibido na solenidade. Na mensagem, o governador destacou os investimentos do Governo do Estado na área da educação, especialmente à indígena, que ganhou 20 escolas novinhas em todo o estado. Ainda na mensagem, Confúcio Moura desejou sorte aos formandos.
O secretário executivo regional Romildo Pereira representou o governador Confúcio Moura na solenidade de formatura e reafirmou as considerações do governador ao povo indígena de Rondônia. Pereira enfatizou que só na região de Ji-Paraná o Governo do Estado construiu cinco escolas aos indígenas e, no decorrer da semana, entregou barco também aos indígenas.
“A missão de vocês não para aqui. Aqui é apenas o começo de um trabalho grandioso que vocês terão pela frente ao educar os mais novos e entrar para a comunidade acadêmica e se tornar um profissional na área em que desejarem”, disse Romildo Pereira, incentivando aos formados que sigam em frente nos estudos.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional de JI-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio
Decom - Governo de Rondônia
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual
Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025
O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e
UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.
Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho
Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos