Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

III Semana Acadêmica de Arqueologia da Unir exibe documentário sobre Henry Ford e ruínas da cidade às margens do rio Tajapós no Pará


  III Semana Acadêmica de Arqueologia da Unir exibe documentário sobre Henry Ford e ruínas da cidade às margens do rio Tajapós no Pará - Gente de Opinião A III Semana Acadêmica de Arqueologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) está acontecendo desde o dia 21 até o dia 26 de julho, na Unir-Centro. O evento abrange a I Mostra Audiovisual em Arqueologia e Etnologia e exibirá três filmes-documentários com a realização de debates ao final de cada sessão.

    Nesta terça-feira, 22, houve a exibição do filme “Corumbiara”, um documentário de Vicent Carelli sobre o massacre ocorrido em 1985, no município de Corumbiara – RO.

   Ontem, 23, foi exibido o filme “Fordlândia”, um documentário de Marinho Andrade e Daniel Augusto sobre as ruínas da cidade concebida por Henry Ford às margens do rio Tapajós, no Pará. 

    Hoje, 24, acontecerá a exibição do filme-documentário “As hipermulheres”, de Carlos Fausto, Takumã Kuikuro e Leonardo Sette, sobre um ritual feminino indígena do Alto Xingu, o Jamuri-Kumalu.

    Entre os debatedores estão confirmados o procurador da República e fundador do grupo Clamor Cinta Larga, Reginaldo Trindade; a professora doutora do Departamento de Ciências Sociais da Unir, Arneide Cemin; o professor doutor do Departamento de Arqueologia da Unir, Eduardo Bespalez; o diretor do Instituto Rio Madeira Vivo, Iremar Ferreira; e o consultor para a Unesco em Rondônia, Ney Gomes.

   Para mais informações sobre a III Semana de Arqueologia acesse: http://semanadearq.blogspot.com.br/.

Foto: Banners do evento.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)