Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

III Semana Acadêmica de Arqueologia da Unir exibe documentário sobre Henry Ford e ruínas da cidade às margens do rio Tajapós no Pará


  III Semana Acadêmica de Arqueologia da Unir exibe documentário sobre Henry Ford e ruínas da cidade às margens do rio Tajapós no Pará - Gente de Opinião A III Semana Acadêmica de Arqueologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) está acontecendo desde o dia 21 até o dia 26 de julho, na Unir-Centro. O evento abrange a I Mostra Audiovisual em Arqueologia e Etnologia e exibirá três filmes-documentários com a realização de debates ao final de cada sessão.

    Nesta terça-feira, 22, houve a exibição do filme “Corumbiara”, um documentário de Vicent Carelli sobre o massacre ocorrido em 1985, no município de Corumbiara – RO.

   Ontem, 23, foi exibido o filme “Fordlândia”, um documentário de Marinho Andrade e Daniel Augusto sobre as ruínas da cidade concebida por Henry Ford às margens do rio Tapajós, no Pará. 

    Hoje, 24, acontecerá a exibição do filme-documentário “As hipermulheres”, de Carlos Fausto, Takumã Kuikuro e Leonardo Sette, sobre um ritual feminino indígena do Alto Xingu, o Jamuri-Kumalu.

    Entre os debatedores estão confirmados o procurador da República e fundador do grupo Clamor Cinta Larga, Reginaldo Trindade; a professora doutora do Departamento de Ciências Sociais da Unir, Arneide Cemin; o professor doutor do Departamento de Arqueologia da Unir, Eduardo Bespalez; o diretor do Instituto Rio Madeira Vivo, Iremar Ferreira; e o consultor para a Unesco em Rondônia, Ney Gomes.

   Para mais informações sobre a III Semana de Arqueologia acesse: http://semanadearq.blogspot.com.br/.

Foto: Banners do evento.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)