Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 12h30
Quais serão os cursos oferecidos pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) no Campus Guajará-Mirim? Esta é uma das principais questões a serem respondidas na Audiência Pública da próxima sexta-feira, dia 09/12, às 19 horas, no Auditório da Câmara de Vereadores de Guajará. Toda a população do município e região próxima está convidada a participar.
Segundo o Reitor, Raimundo Vicente Jimenez, o objetivo é ouvir a comunidade acerca das demandas por formação profissional com base nas atividades socioeconômicas regionais, a fim de se definir a atuação do novo campus do IFRO. “A implantação do Campus Guajará-Mirim não só estende a nossa oferta de educação profissional e tecnológica para uma região do Estado historicamente desassistida, mas também transcende a fronteira, uma vez que o projeto prevê a implantação de uma unidade que também atenderá aos bolivianos”, explica o Reitor.
O professor responsável pela implantação desta oitava unidade da Rede Federal em Rondônia, Jorge Luiz dos Santos Cavalcante, diz que este período de implantação é o mais importante, “porque agora a comunidade está sendo convidada a se manifestar e contribuir nesta escolha dos cursos que serão implantados”. Desde 2009 há negociação para que o município seja sede de uma escola técnica do governo federal, o que foi oficializado com o anúncio em agosto pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e a parceria com a Prefeitura local.
A Escola na Fronteira/IFRO é um dos doze projetos dentro de Institutos Federais que possuem vaga compartilhada entre brasileiros e estrangeiros ao longo de 150 km de divisa entre o Brasil e 10 países da América do Sul, no caso de Guajará, a Bolívia. Está na proposta de trabalho dessas escolas: complementaridade da oferta, idiomas, intercâmbio de professores e alunos, construção de material didático bilíngue e específico e certificação conjunta.
Neste segundo semestre o IFRO, por meio da Prefeitura de Guajará, aplicou um questionário (PAER – Pesquisa de Atividade Econômica Regional) no município e em Guayaramerím e Nova Mamoré, com o objetivo de identificar as demandas por formação profissional naquela região. Os dados coletados serão utilizados como base para a definição do perfil dos cursos iniciais a serem oferecidos. “Estamos convidando as autoridades estaduais, municipais e a comunidade como um todo (pais e alunos), e mais especialmente as pessoas ligadas à educação de um modo geral da região”.
“Este é mais um desafio para o IFRO, porém temos certeza de que será um projeto exitoso na medida que vai propiciar formação profissional e tecnológica para os jovens e trabalhadores daquela região, constituindo-se um viés estratégico para o desenvolvimento local”, conclui o Reitor Raimundo Jimenez.
Fonte: Rosália Silva
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado
Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho
A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil
O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)