Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO realiza audiência pública em Guajará-Mirim


Quais serão os cursos oferecidos pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) no Campus Guajará-Mirim? Esta é uma das principais questões a serem respondidas na Audiência Pública da próxima sexta-feira, dia 09/12, às 19 horas, no Auditório da Câmara de Vereadores de Guajará. Toda a população do município e região próxima está convidada a participar.

Segundo o Reitor, Raimundo Vicente Jimenez, o objetivo é ouvir a comunidade acerca das demandas por formação profissional com base nas atividades socioeconômicas regionais, a fim de se definir a atuação do novo campus do IFRO. “A implantação do Campus Guajará-Mirim não só estende a nossa oferta de educação profissional e tecnológica para uma região do Estado historicamente desassistida, mas também transcende a fronteira, uma vez que o projeto prevê a implantação de uma unidade que também atenderá aos bolivianos”, explica o Reitor.

O professor responsável pela implantação desta oitava unidade da Rede Federal em Rondônia, Jorge Luiz dos Santos Cavalcante, diz que este período de implantação é o mais importante, “porque agora a comunidade está sendo convidada a se manifestar e contribuir nesta escolha dos cursos que serão implantados”. Desde 2009 há negociação para que o município seja sede de uma escola técnica do governo federal, o que foi oficializado com o anúncio em agosto pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e a parceria com a Prefeitura local.

A Escola na Fronteira/IFRO é um dos doze projetos dentro de Institutos Federais que possuem vaga compartilhada entre brasileiros e estrangeiros ao longo de 150 km de divisa entre o Brasil e 10 países da América do Sul, no caso de Guajará, a Bolívia. Está na proposta de trabalho dessas escolas: complementaridade da oferta, idiomas, intercâmbio de professores e alunos, construção de material didático bilíngue e específico e certificação conjunta.

Neste segundo semestre o IFRO, por meio da Prefeitura de Guajará, aplicou um questionário (PAER – Pesquisa de Atividade Econômica Regional) no município e em Guayaramerím e Nova Mamoré, com o objetivo de identificar as demandas por formação profissional naquela região. Os dados coletados serão utilizados como base para a definição do perfil dos cursos iniciais a serem oferecidos. “Estamos convidando as autoridades estaduais, municipais e a comunidade como um todo (pais e alunos), e mais especialmente as pessoas ligadas à educação de um modo geral da região”.

“Este é mais um desafio para o IFRO, porém temos certeza de que será um projeto exitoso na medida que vai propiciar formação profissional e tecnológica para os jovens e trabalhadores daquela região, constituindo-se um viés estratégico para o desenvolvimento local”, conclui o Reitor Raimundo Jimenez.

Fonte: Rosália Silva

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)