Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO realiza audiência pública em Guajará-Mirim


Quais serão os cursos oferecidos pelo IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) no Campus Guajará-Mirim? Esta é uma das principais questões a serem respondidas na Audiência Pública da próxima sexta-feira, dia 09/12, às 19 horas, no Auditório da Câmara de Vereadores de Guajará. Toda a população do município e região próxima está convidada a participar.

Segundo o Reitor, Raimundo Vicente Jimenez, o objetivo é ouvir a comunidade acerca das demandas por formação profissional com base nas atividades socioeconômicas regionais, a fim de se definir a atuação do novo campus do IFRO. “A implantação do Campus Guajará-Mirim não só estende a nossa oferta de educação profissional e tecnológica para uma região do Estado historicamente desassistida, mas também transcende a fronteira, uma vez que o projeto prevê a implantação de uma unidade que também atenderá aos bolivianos”, explica o Reitor.

O professor responsável pela implantação desta oitava unidade da Rede Federal em Rondônia, Jorge Luiz dos Santos Cavalcante, diz que este período de implantação é o mais importante, “porque agora a comunidade está sendo convidada a se manifestar e contribuir nesta escolha dos cursos que serão implantados”. Desde 2009 há negociação para que o município seja sede de uma escola técnica do governo federal, o que foi oficializado com o anúncio em agosto pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, e a parceria com a Prefeitura local.

A Escola na Fronteira/IFRO é um dos doze projetos dentro de Institutos Federais que possuem vaga compartilhada entre brasileiros e estrangeiros ao longo de 150 km de divisa entre o Brasil e 10 países da América do Sul, no caso de Guajará, a Bolívia. Está na proposta de trabalho dessas escolas: complementaridade da oferta, idiomas, intercâmbio de professores e alunos, construção de material didático bilíngue e específico e certificação conjunta.

Neste segundo semestre o IFRO, por meio da Prefeitura de Guajará, aplicou um questionário (PAER – Pesquisa de Atividade Econômica Regional) no município e em Guayaramerím e Nova Mamoré, com o objetivo de identificar as demandas por formação profissional naquela região. Os dados coletados serão utilizados como base para a definição do perfil dos cursos iniciais a serem oferecidos. “Estamos convidando as autoridades estaduais, municipais e a comunidade como um todo (pais e alunos), e mais especialmente as pessoas ligadas à educação de um modo geral da região”.

“Este é mais um desafio para o IFRO, porém temos certeza de que será um projeto exitoso na medida que vai propiciar formação profissional e tecnológica para os jovens e trabalhadores daquela região, constituindo-se um viés estratégico para o desenvolvimento local”, conclui o Reitor Raimundo Jimenez.

Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe