Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO oferece formação profissional a mulheres carentes


Aumentar a escolaridade e promover a geração de renda são as metas fundamentais de um projeto que está revolucionando a vida de muitas mulheres de comunidades carentes de Rondônia. Trata-se do Programa Mulheres Mil, implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e coordenado no Estado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Na última segunda-feira, 27, no Câmpus Porto Velho, cem mulheres iniciaram o Curso de Moda com uma aula magna no auditório do Instituto e 30 já estão frequentando desde o dia 16, o curso de Beleza e Estética no Câmpus de Ji-Paraná.

Em Porto Velho, as mulheres atendidas pelo projeto pertencem ao Distrito de São Carlos e da comunidade Belmont. Elas vão adquirir durante dez meses competências e conhecimentos em corte e costura. Mas o Mulheres Mil vai além de oportunizar uma profissão, pois o projeto oferece ainda aulas de matemática, português, direitos e saúde da mulher, artes, informática, práticas saudáveis e noções de empreendedorismo e associativismo. “Essa é uma ação inovadora de transferências de tecnologia. Se alcançarmos as metas propostas estamos empoderando estas mulheres para o exercício da cidadania”, ressalta a coordenadora do projeto no IFRO, Marilise Doege Esteves.

A dona de casa, Gilcéia França, é uma das beneficiadas pelo Mulheres Mil. Mãe de três filhos e com marido sem renda fixa, ela revela que o curso vai trazer oportunidades de promover um ganho extra. “O mais me interessou foi a questão do empreendedorismo, pois vou saber comercializar meus produtos e assim poderei aumentar o lucro para ajudar na renda familiar. Espero ao término, poder colocar em prática tudo que aprender e montar minha empresa”.

O Câmpus de Ji-Paraná foi o pioneiro na implantação do programa Mulheres Mil, quando em 2011 profissionalizou 40 mulheres com o curso de biojóias. A produção das alunas foi lançada na Feira Internacional da Indústria de Rondônia – FEIRON ocorrida no mês de setembro do ano passado.

Para chegar até as comunidades e oferecer os cursos, o Mulheres Mil faz uma pré-visita às regiões escolhidas para identificar suas potencialidades, conhecer de perto as realidades de cada família, vivenciar o cotidiano das pessoas e seus costumes, além de levantar informações relativas a situação econômica e educacional. Em Rondônia, a previsão é que até o final de 2012 , 800 mulheres sejam beneficiadas. “Estamos cumprindo nossa missão atendendo a essas comunidades. Essas mulheres serão um diferencial onde vivem”, comenta o reitor substituto do IFRO, Jackson Nunes.

As atividades contam com o apoio e parceria de órgãos como: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Conselho das Associações e Cooperativas do Médio e Baixo Madeira (CONACOBAN), Jovens com uma Missão (JOCUM), entre outras entidades.

Executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense, o programa Mulheres Mil é estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – possibilitando a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

  Fonte: Ernani Baracho  

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a