Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO oferece formação profissional a mulheres carentes


Aumentar a escolaridade e promover a geração de renda são as metas fundamentais de um projeto que está revolucionando a vida de muitas mulheres de comunidades carentes de Rondônia. Trata-se do Programa Mulheres Mil, implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e coordenado no Estado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Na última segunda-feira, 27, no Câmpus Porto Velho, cem mulheres iniciaram o Curso de Moda com uma aula magna no auditório do Instituto e 30 já estão frequentando desde o dia 16, o curso de Beleza e Estética no Câmpus de Ji-Paraná.

Em Porto Velho, as mulheres atendidas pelo projeto pertencem ao Distrito de São Carlos e da comunidade Belmont. Elas vão adquirir durante dez meses competências e conhecimentos em corte e costura. Mas o Mulheres Mil vai além de oportunizar uma profissão, pois o projeto oferece ainda aulas de matemática, português, direitos e saúde da mulher, artes, informática, práticas saudáveis e noções de empreendedorismo e associativismo. “Essa é uma ação inovadora de transferências de tecnologia. Se alcançarmos as metas propostas estamos empoderando estas mulheres para o exercício da cidadania”, ressalta a coordenadora do projeto no IFRO, Marilise Doege Esteves.

A dona de casa, Gilcéia França, é uma das beneficiadas pelo Mulheres Mil. Mãe de três filhos e com marido sem renda fixa, ela revela que o curso vai trazer oportunidades de promover um ganho extra. “O mais me interessou foi a questão do empreendedorismo, pois vou saber comercializar meus produtos e assim poderei aumentar o lucro para ajudar na renda familiar. Espero ao término, poder colocar em prática tudo que aprender e montar minha empresa”.

O Câmpus de Ji-Paraná foi o pioneiro na implantação do programa Mulheres Mil, quando em 2011 profissionalizou 40 mulheres com o curso de biojóias. A produção das alunas foi lançada na Feira Internacional da Indústria de Rondônia – FEIRON ocorrida no mês de setembro do ano passado.

Para chegar até as comunidades e oferecer os cursos, o Mulheres Mil faz uma pré-visita às regiões escolhidas para identificar suas potencialidades, conhecer de perto as realidades de cada família, vivenciar o cotidiano das pessoas e seus costumes, além de levantar informações relativas a situação econômica e educacional. Em Rondônia, a previsão é que até o final de 2012 , 800 mulheres sejam beneficiadas. “Estamos cumprindo nossa missão atendendo a essas comunidades. Essas mulheres serão um diferencial onde vivem”, comenta o reitor substituto do IFRO, Jackson Nunes.

As atividades contam com o apoio e parceria de órgãos como: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Conselho das Associações e Cooperativas do Médio e Baixo Madeira (CONACOBAN), Jovens com uma Missão (JOCUM), entre outras entidades.

Executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense, o programa Mulheres Mil é estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – possibilitando a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

  Fonte: Ernani Baracho  

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

O governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta pais e estudantes que perderam o prazo da Chamada Escolar Pública

Faculdade Metropolitana de Rondônia celebra colação de grau da 2ª turma de Medicina com teatro lotado e nota máxima do MEC

Faculdade Metropolitana de Rondônia celebra colação de grau da 2ª turma de Medicina com teatro lotado e nota máxima do MEC

Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)