Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO inicia curso para promoção dos direitos da criança e do adolescente na Amazônia Legal


IFRO inicia curso para promoção dos direitos da criança e do adolescente na Amazônia Legal    - Gente de Opinião

Com o objetivo de contribuir para a garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Escola de Conselhos e em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, inicia na próxima terça-feira (25) o curso de formação continuada para Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente.  A formação se estende aos nove estados da Região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e vai contemplar até 4.500 conselheiros.

 

A cerimônia de lançamento do curso de formação e da aula inaugural acontecerá na terça-feira (25), às 8h30, no auditório do Campus Porto Velho Zona Norte. O evento ocorrerá de forma simultânea nos polos do IFRO e demais Institutos Federais da Amazônia Legal.

 

O curso possui carga horária total de 200 horas, divididas em cinco módulos e será ofertado na modalidade semipresencial, com aulas transmitidas ao vivo, via satélite. Os momentos presenciais acontecerão uma vez por mês nos campi vinculados aos Institutos Federais em toda a região amazônica. Em Rondônia, as aulas serão transmitidas nos Campi de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte e Vilhena.

 

“Na ponta do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente estão os Conselheiros e reconhecer o seu papel, a legislação e os procedimentos para atendimento deste público é de fundamental importância para exercer a sua função de forma plena e eficaz. Se o profissional está bem preparado, toda a sociedade ganha, pois a vulnerabilidade passa a ser tratada de fato como precisa, tendo o encaminhamento adequado para que a criança e o adolescente tenham seus direitos garantidos”, explica a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis.

 

As aulas iniciam em junho (o Módulo I será ministrado dos dias 25 a 28 de junho) e encerram em setembro, contemplando cinco módulos. Os módulos são compostos pelos seguintes conteúdos:

 

Módulo I: Fundamentos em Direitos Humanos; Histórico, Fundamentos e Paradigmas da Defesa de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente; Estado, Políticas e o Sistema de Garantia dos Direitos; Democracia e direitos a participação de crianças e adolescentes; Internet e Direitos Humanos.

 

Módulo II: Atuação do Conselheiro de Direito; Atuação do Conselheiro Tutelar.

 

Módulo III: Sistema de informações para infância e adolescência (SIPIA); Legislação nacional e internacional de Justiça Juvenil; Socioeducação na perspectiva dos direitos humanos; SINASE.

Módulo IV: Plano Decenal dos direitos da criança e do adolescente; Convivência familiar e comunitária (primeira infância e direitos fundamentais; adoção e acolhimento); Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente; Trabalho Infantil e Trabalho do Adolescente; Letalidade na Adolescência.

 

Modulo V: Articulação dos Conselhos e Trabalho em Rede; Lei da Escuta; Saúde: Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências; Educação para a Paz (Educação não violenta e outras violências); Igualdade Racial; Mediação de conflitos; Comunidade Tradicional e povos indígenas.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)