Segunda-feira, 24 de junho de 2019 - 20h56

Com o objetivo de contribuir para a garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Escola de Conselhos e em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, inicia na próxima terça-feira (25) o curso de formação continuada para Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente. A formação se estende aos nove estados da Região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e vai contemplar até 4.500 conselheiros.
A cerimônia de lançamento do curso de formação e da aula inaugural acontecerá na terça-feira (25), às 8h30, no auditório do Campus Porto Velho Zona Norte. O evento ocorrerá de forma simultânea nos polos do IFRO e demais Institutos Federais da Amazônia Legal.
O curso possui carga horária total de 200 horas, divididas em cinco módulos e será ofertado na modalidade semipresencial, com aulas transmitidas ao vivo, via satélite. Os momentos presenciais acontecerão uma vez por mês nos campi vinculados aos Institutos Federais em toda a região amazônica. Em Rondônia, as aulas serão transmitidas nos Campi de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte e Vilhena.
“Na ponta do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente estão os Conselheiros e reconhecer o seu papel, a legislação e os procedimentos para atendimento deste público é de fundamental importância para exercer a sua função de forma plena e eficaz. Se o profissional está bem preparado, toda a sociedade ganha, pois a vulnerabilidade passa a ser tratada de fato como precisa, tendo o encaminhamento adequado para que a criança e o adolescente tenham seus direitos garantidos”, explica a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis.
As aulas iniciam em junho (o Módulo I será ministrado dos dias 25 a 28 de junho) e encerram em setembro, contemplando cinco módulos. Os módulos são compostos pelos seguintes conteúdos:
Módulo I: Fundamentos em Direitos Humanos; Histórico, Fundamentos e Paradigmas da Defesa de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente; Estado, Políticas e o Sistema de Garantia dos Direitos; Democracia e direitos a participação de crianças e adolescentes; Internet e Direitos Humanos.
Módulo II: Atuação do Conselheiro de Direito; Atuação do Conselheiro Tutelar.
Módulo III: Sistema de informações para infância e adolescência (SIPIA); Legislação nacional e internacional de Justiça Juvenil; Socioeducação na perspectiva dos direitos humanos; SINASE.
Módulo IV: Plano Decenal dos direitos da criança e do adolescente; Convivência familiar e comunitária (primeira infância e direitos fundamentais; adoção e acolhimento); Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente; Trabalho Infantil e Trabalho do Adolescente; Letalidade na Adolescência.
Modulo V: Articulação dos Conselhos e Trabalho em Rede; Lei da Escuta; Saúde: Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências; Educação para a Paz (Educação não violenta e outras violências); Igualdade Racial; Mediação de conflitos; Comunidade Tradicional e povos indígenas.
Terça-feira, 20 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Já estão abertas as inscrições para o Sisu 2026
Os candidatos e candidatas que realizaram as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão, a partir desta segunda-feira (

O ano letivo do ensino profissionalizante em Porto Velho começa com uma vasta programação de cursos ofertados pelo governo de Rondônia. As inscriçõe

Natural de Porto Velho, Jonas Oliveira Costa, de 24 anos, é mais um egresso do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia a conquistar

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro
A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino ocorre de 19 a 23 de janeiro, contemplando os demais alunos que não
Terça-feira, 20 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)