Porto Velho (RO) domingo, 28 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO inicia curso para promoção dos direitos da criança e do adolescente na Amazônia Legal


IFRO inicia curso para promoção dos direitos da criança e do adolescente na Amazônia Legal    - Gente de Opinião

Com o objetivo de contribuir para a garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio da Escola de Conselhos e em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, inicia na próxima terça-feira (25) o curso de formação continuada para Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente.  A formação se estende aos nove estados da Região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e vai contemplar até 4.500 conselheiros.

 

A cerimônia de lançamento do curso de formação e da aula inaugural acontecerá na terça-feira (25), às 8h30, no auditório do Campus Porto Velho Zona Norte. O evento ocorrerá de forma simultânea nos polos do IFRO e demais Institutos Federais da Amazônia Legal.

 

O curso possui carga horária total de 200 horas, divididas em cinco módulos e será ofertado na modalidade semipresencial, com aulas transmitidas ao vivo, via satélite. Os momentos presenciais acontecerão uma vez por mês nos campi vinculados aos Institutos Federais em toda a região amazônica. Em Rondônia, as aulas serão transmitidas nos Campi de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte e Vilhena.

 

“Na ponta do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente estão os Conselheiros e reconhecer o seu papel, a legislação e os procedimentos para atendimento deste público é de fundamental importância para exercer a sua função de forma plena e eficaz. Se o profissional está bem preparado, toda a sociedade ganha, pois a vulnerabilidade passa a ser tratada de fato como precisa, tendo o encaminhamento adequado para que a criança e o adolescente tenham seus direitos garantidos”, explica a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis.

 

As aulas iniciam em junho (o Módulo I será ministrado dos dias 25 a 28 de junho) e encerram em setembro, contemplando cinco módulos. Os módulos são compostos pelos seguintes conteúdos:

 

Módulo I: Fundamentos em Direitos Humanos; Histórico, Fundamentos e Paradigmas da Defesa de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente; Estado, Políticas e o Sistema de Garantia dos Direitos; Democracia e direitos a participação de crianças e adolescentes; Internet e Direitos Humanos.

 

Módulo II: Atuação do Conselheiro de Direito; Atuação do Conselheiro Tutelar.

 

Módulo III: Sistema de informações para infância e adolescência (SIPIA); Legislação nacional e internacional de Justiça Juvenil; Socioeducação na perspectiva dos direitos humanos; SINASE.

Módulo IV: Plano Decenal dos direitos da criança e do adolescente; Convivência familiar e comunitária (primeira infância e direitos fundamentais; adoção e acolhimento); Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente; Trabalho Infantil e Trabalho do Adolescente; Letalidade na Adolescência.

 

Modulo V: Articulação dos Conselhos e Trabalho em Rede; Lei da Escuta; Saúde: Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências; Educação para a Paz (Educação não violenta e outras violências); Igualdade Racial; Mediação de conflitos; Comunidade Tradicional e povos indígenas.

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe