Sexta-feira, 28 de outubro de 2011 - 16h01
Três cursos de graduação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) foram reconhecidos pelo Ministério da Educação-MEC. Os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e em Laticínios, de Colorado do Oeste, e a Licenciatura em Química, de Ji-Paraná, foram classificados com nota 4, sendo a avaliação máxima 5. As avaliações, que ocorrem nos meses junho, setembro e outubro, contemplaram as seguintes dimensões: Organização didático-pedagógica, Instalações físicas e Corpo docente, discente e técnico-administrativo.
Com a média obtida, o IFRO se equipara a muitas instituições centenárias de educação, no quesito qualidade de acordo com a avaliação do MEC. Em menos de três anos de criação, o Instituto já implantou 23 cursos presenciais e cinco a distância, em seis campi (Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Colorado) e um polo (Guajará-Mirim). Dentre os presenciais, foram lançados oito cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, nove subsequentes, duas licenciaturas, duas especializações e uma Engenharia Agronômica. Esses cursos foram somados aos que já se encontravam em aplicação no Campus Colorado do Oeste: os Técnicos em Agropecuária e em Agroindústria, na modalidade integrado, e os de nível superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e em Laticínios.
O reitor do IFRO, Raimundo Vicente Jimenez, avalia o momento como positivo para a rede, pois confere a solidez e credibilidade ao ensino tecnológico e científico do País. “Esse resultado é a prova de que a expansão da rede Federal mantém a tradição histórica da qualidade do ensino oferecido em nossos institutos”. Jimenez ressalta que os próximos desafios que se colocam é com relação a infreestrutra e o provimento do quadro de vagas.
Os cursos a distância tiveram início em 2011 com atendimento a mais de 2 mil alunos. São da modalidade Técnico Subsequente ao Ensino Médio e ofertados numa parceria com o Instituto Federal do Paraná. Para 2012, serão lançados dois novos cursos: as Licenciaturas em Matemática e em Física. Com esse rol de cursos, o IFRO está não apenas expandindo sua oferta, como também diversificando-a conforme as necessidades das regiões em que seus campi estão instalados.
Hoje há cerca de 5.000 alunos matriculados no Instituto. Para o primeiro semestre de 2012, foram disponibilizadas 1.720 novas vagas, que correspondem a um aumento de 48,27% em relação ao ingresso em 2011 no mesmo período, que ofereceu 1.160 vagas.
Além de oferecer cursos regulares de formação de nível médio e superior, o IFRO também está investindo em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de extensão, além de outros serviços comuns à natureza dos Institutos Federais.
Fonte: Ernani Baracho
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA
Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia
Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)