Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO: Certificação do ensino médio baseado no Enem



O Instituto Federal Rondônia (IFRO) publicou edital para solicitação de certificação do ensino médio ou declaração de proficiência baseado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no decorrer deste ano.

Para obter a certificação, o candidato deve ter alcançado o mínimo de 450 pontos em cada área do conhecimento avaliada no Enem, o mínimo de 500 pontos na redação, ter completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data da primeira prova e preferencialmente, ter solicitado a certificação do ensino médio no ato da inscrição do ENEM.

Os interessados devem comparecer à Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA em um dos sete Câmpus do Instituto Federal de Rondônia, levando cópias e originais dos seguintes documentos:


Boletim Individual com resultado do ENEM;

Registro Geral de Identificação (RG);

CPF;

Certidão de nascimento ou casamento;

Certificado de reservista (masculino);

Título de eleitor com comprovação da última votação;

Comprovante de residência;

Requerimento de Certificado de Conclusão do Ensino Médio/ENEM, disponível no site www.ifro.edu.br;
duas fotos 3x4.

O prazo de entrega do certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência é de até 60 dias após a solicitação.

O horário de atendimento da Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA nos Câmpus Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena, é das 8h às 11h e das 14h às 17h.

O edital com outras orientações está disponível no site www.ifro.edu.br.


A certificação

Segundo dados do INEP relativos ao Enem de 2013, 784.830 estudantes de todo o Brasil informaram, no momento da inscrição, que fariam as provas para a certificação do ensino médio. Desse conjunto, a região Norte possui o menor quantitativo, com apenas 79.624; 246.208 são da região Sudeste; 207.514, do Nordeste; 160.979, do Sul; e 90.505, do Centro-Oeste.

Confira também as Orientações básicas para certificação no ensino médio, disponível no site do INEP (http://portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao)

Fonte: Viviane Camelo

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam