Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO Campus Porto Velho Zona Norte vence Prêmio Paulo Freire como melhor trabalho da Região Norte


IFRO Campus Porto Velho Zona Norte vence Prêmio Paulo Freire como melhor trabalho da Região Norte - Gente de Opinião

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, conquistou reconhecimento nacional ao vencer a 2ª Edição do Prêmio Paulo Freire como melhor trabalho da Região Norte. O resultado foi divulgado em 7 de agosto e integra as atividades prévias ao X Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e ao IX Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que serão realizados de 7 a 10 de dezembro de 2025 na Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro). O tema do ENALIC este ano será “Memórias e Resistências: o que mais queremos como política de formação e valorização docente?”.

O trabalho premiado, intitulado “Educação de Jovens e Adultos como Espaço de Resistência e Inclusão: experiência do PIBID no Contexto Amazônico”, foi orientado pela Professora Marilândia Martins de Almeida Machado e tem como autora principal a estudante de Licenciatura em Pedagogia e bolsista do PIBID, Gerlane da Conceição Araújo. A equipe também contou com as participações de Ana Paula Moraes da Silva, Anna Kamylly Teixeira Santos e da supervisora do PIBID, Cledimar Neves de Melo.

Selecionado entre 121 trabalhos submetidos, o projeto foi um dos dois escolhidos na Região Norte e um dos dez em todo o país. O artigo relata experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, em Porto Velho, em turma multisseriada e multicultural com estudantes brasileiros, haitianos e surdos – um deles também com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inspirado nos princípios de Paulo Freire, o projeto promoveu a valorização das culturas surda e haitiana, fortalecendo a autoestima e o sentimento de pertencimento dos educandos.

Os trabalhos vencedores foram avaliados com base em critérios como rigor metodológico e conceitual, clareza e correção textual, conformidade às normas acadêmicas, originalidade e relevância para a área de conhecimento. Além do reconhecimento, os autores receberão custeio de passagem e de hospedagem para participar do evento e terão os artigos publicados em e-book oficial.

Para a Professora Marilândia Machado, “é com imenso prazer que comunico que nossas pibidianas inscreveram suas experiências no X ENALIC, inclusive para concorrer à Premiação Paulo Freire. Tenho a satisfação de informar que o trabalho orientado por mim e assinado pela pibidiana Gerlane da Conceição Araújo foi o grande vencedor, representando com excelência a Região Norte. Isso reforça a importância e a relevância do PIBID no curso de Pedagogia do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte”.

A estudante Gerlane Araújo ressaltou que “esse reconhecimento é muito mais do que uma conquista individual. O prêmio é do nosso coletivo: das pibidianas, da professora, da supervisora, da coordenadora, das intérpretes e, principalmente, dos alunos, que foram fundamentais em todo o processo. Sem esse trabalho conjunto, essa experiência transformadora não teria sido possível. Participar desse projeto ampliou a minha visão sobre a educação e reforçou a importância da colaboração, do apoio mútuo e do compromisso compartilhado com a melhoria da prática pedagógica. Esse prêmio reafirma nosso compromisso coletivo de continuar buscando conhecimento, aprimorando nossas ações e contribuindo para uma educação mais inclusiva, respeitosa e de qualidade. Sou muito grata à CAPES e a todas as pessoas que estiveram conosco nessa caminhada. Esse reconhecimento nos inspira a seguir em frente, com ainda mais dedicação e esperança”.

A Coordenadora de Ensino de Graduação do IFRO, Jamile Mariano Macedo Taborda, reforça que outros dois trabalhos foram aprovados para apresentação no ENALIC e um está em processo de avaliação. Segundo ela, demonstra a consolidação da instituição “como referência na produção acadêmica e na valorização da formação docente”.

Orientadora do trabalho, a Professora Marilândia Machado realça que a conquista tem um significado especial: “muito orgulho de ganhar esse prêmio representando a Região Norte. Sei que muitos não sabem da atuação do PIBID na alfabetização de jovens e adultos. É um trabalho incrível, e ter isso reconhecido a nível nacional é algo mais do que incrível. O Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia, Samuel dos Santos Junio, disse: ‘inscrevam o trabalho de vocês porque é um trabalho muito bom!’. Às vezes, nem a gente acredita no potencial do trabalho que a gente faz. Obrigada por acreditar em nós, Professor Samuel”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para o projeto “Creche Noturna”

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para o projeto “Creche Noturna”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que estão abertas as inscrições para o projeto “Creche Notu

Sucesso A 6ª Feira do Estudante de Rondônia 2025

Sucesso A 6ª Feira do Estudante de Rondônia 2025

Os jovens  estudantes das escolas da rede pública estadual e privada todos intusiamados estão particpantado da 6ª Feira do Estudante de Rondônia Int

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até o dia 16, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até o dia 16, em Porto Velho

Mais um cronograma de cursos profissionalizantes presenciais contempla estudantes de Porto Velho interessados em se qualificar profissionalmente. Os

SESI-RO abre matrículas para alunos novos em 2026

SESI-RO abre matrículas para alunos novos em 2026

Os colégios da Rede de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI) de Porto Velho, Nova Mutum-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena já estão com

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)