Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IFRO acata recomendação do MPF e regulamenta uso de espaços para atividades religiosas

Instituição adotará medidas para garantir liberdade religiosa e preservação do princípio da laicidade


Arte: Comunicação/MPF  - Gente de Opinião
Arte: Comunicação/MPF

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) acatou a recomendação expedida pelo Ministério Público Federal (MPF) e implementará regulamentações sobre o uso dos espaços institucionais para atividades religiosas. A medida visa assegurar o respeito à diversidade de crenças e garantir a observância do princípio da laicidade no ambiente acadêmico, que se baseia na neutralidade do Estado e das instituições públicas em relação às práticas religiosas dos cidadãos.

A recomendação foi motivada por relatos de que práticas religiosas estavam sendo conduzidas dentro das instalações da instituição de ensino sem qualquer regulamentação formal, levantando questionamentos sobre o equilíbrio entre a liberdade religiosa e a necessidade de preservar a laicidade do espaço público.

Assinada pelo procurador da República Raphael Bevilaqua, a recomendação estabeleceu diretrizes para que o IFRO normatizasse a utilização dos espaços públicos, permitindo atividades religiosas desde que respeitados critérios específicos, como a realização fora do horário de aulas e sem interferência nas rotinas acadêmicas e administrativas.

Medidas a serem adotadas - Em resposta à recomendação, o IFRO informou que adotará as seguintes providências:

• Regulamentação e ampla divulgação da permissão para estudantes de qualquer matriz religiosa utilizarem os espaços institucionais, desde que fora do horário de aulas e do expediente dos servidores.
• Participação restrita a alunos ou servidores, vedando a presença de pregadores externos e a realização de pregações por professores ou servidores para subordinados ou alunos.
• Requerimento prévio obrigatório para uso dos espaços, conforme normas a serem definidas pela Instituição.
• Ampliação da comunicação das diretrizes através do portal oficial do IFRO, redes sociais e murais informativos em todos os campi.
• Adoção de medidas disciplinares caso sejam constatadas práticas de proselitismo religioso (tentativa de persuadir pessoas a adotarem uma determinada religião), uso irregular dos espaços públicos ou atos de intolerância religiosa.

Fiscalização e acompanhamento - O MPF acompanhará a implementação das medidas para garantir o cumprimento da recomendação e a manutenção do respeito ao princípio da laicidade no IFRO. Caso haja descumprimento das diretrizes estabelecidas, poderão ser adotadas providências extrajudiciais e judiciais cabíveis. 

Recomendação nº 2/2025

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério

A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas

A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)