Sexta-feira, 21 de outubro de 2011 - 05h10
Foi aberto ontem, quinta-feira, 20, no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho, o Seminário de Ciência e Tecnologia: Mudanças Climáticas, o Papel das Tecnologias Sociais. O encontro, promovido em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, reunirá durante dois dias, professores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral, que participarão de oficinas, palestras, aulas de campo, além de exposição dos trabalhos científicos voltados para ações de desenvolvimento com ênfase na sustentabilidade.
A abertura contou com a presença do reitor substituto do IFRO, Jackson Bezerra Nunes, da diretora do Campus Porto Velho, Mércia Bessa Coelho, do secretário em exercício da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo de Porto Velho, Carlos Oliveira, do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Ivandro Benck, entre outras autoridades.
Iniciativa do Ministério de Ciência e Inovação, o Seminário de Ciência e Tecnologia acontece paralelo ao I Encontro de Pesquisadores em Tecnologia na Amazônia. Todas as ações da semana visam mobilizar a população, em especial os jovens, para uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. “Esse é um espaço que visa fomentar a questão da tecnologia social. Na verdade, o objetivo é refletir sobre o uso destas tecnologias em nosso país e que elas venham agregar valores ao que já temos e estimule nossos jovens a inovar e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos”, destaca a diretora do Campus, Mércia Coelho.
Ao todo, 23 trabalhos de iniciação científica serão expostos em banners e apresentação oral, que irão abranger temáticas relacionadas à saúde mental e corporal e meio ambiente. O IFRO possui aproximadamente 200 alunos com bolsas de Iniciação Científica. “Queremos se tornar referência em eventos quando se tratar de Semana de Tecnologia. Nosso objetivo é fazer com que o aluno tenha contato desde cedo com o mundo científico”, relata o Reginaldo Martins Souza, Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRO.
Aluna do curso de Edificações do IFRO, Silvana Campos, revela que o interesse pela pesquisa foi motivado após sua entrada no Instituto. Convidada pelo professor e chefe do Departamento de Pesquisa do Instituto Federal, Edailson Alcântara Corrêa, a estudante realizou um estudo na Comunidade Belmont para identificar empreendedores. “O empreendedorismo de algumas pessoas pode ajudar muitas famílias a viverem melhor. A partir deste estudo é que se desenvolve tecnologias sociais para um desenvolvimento sustentável”, explica Silvana, que já está envolvida em mais um projeto de pesquisa sobre leishmaniose.
Para a programação da sexta-feira, 21, último dia do seminário, os alunos visitarão a Sub-Bacia do Igarapé Tancredo ocasião em que será realizada uma experiência denominada de “pH do planeta” para avaliar a qualidade da água. Outro momento de destaque é o lançamento do “Maloca Digital”, espaço construído por meio de técnicas e materiais embasados em tecnologias ambientais que minimizam o processo de aquecimento global e degradação do meio ambiente. O local também abrigará o Museu da Ciência e Inovação do IFRO.
Fonte: Ernani Baracho / IFRO
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira (4) novo edital de concurso público para seleção de 47 professores efetivos do

Cerimônia do Prêmio Educador Transformador ocorrerá em Ariquemes
A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador terá sua cerimônia de premiação realizada no dia 12 de fevereiro, às 19 horas, no CEI - Centro de Empre

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)