Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

IFRO abre a Semana de Ciência e Tecnologia em Porto Velho


Foi aberto ontem, quinta-feira, 20, no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho, o Seminário de Ciência e Tecnologia: Mudanças Climáticas, o Papel das Tecnologias Sociais. O encontro, promovido em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, reunirá durante dois dias, professores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral, que participarão de oficinas, palestras, aulas de campo, além de exposição dos trabalhos científicos voltados para ações de desenvolvimento com ênfase na sustentabilidade.

A abertura contou com a presença do reitor substituto do IFRO, Jackson Bezerra Nunes, da diretora do Campus Porto Velho, Mércia Bessa Coelho, do secretário em exercício da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo de Porto Velho, Carlos Oliveira, do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Ivandro Benck, entre outras autoridades.

Iniciativa do Ministério de Ciência e Inovação, o Seminário de Ciência e Tecnologia acontece paralelo ao I Encontro de Pesquisadores em Tecnologia na Amazônia. Todas as ações da semana visam mobilizar a população, em especial os jovens, para uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. “Esse é um espaço que visa fomentar a questão da tecnologia social. Na verdade, o objetivo é refletir sobre o uso destas tecnologias em nosso país e que elas venham agregar valores ao que já temos e estimule nossos jovens a inovar e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos”, destaca a diretora do Campus, Mércia Coelho.

Ao todo, 23 trabalhos de iniciação científica serão expostos em banners e apresentação oral, que irão abranger temáticas relacionadas à saúde mental e corporal e meio ambiente. O IFRO possui aproximadamente 200 alunos com bolsas de Iniciação Científica. “Queremos se tornar referência em eventos quando se tratar de Semana de Tecnologia. Nosso objetivo é fazer com que o aluno tenha contato desde cedo com o mundo científico”, relata o Reginaldo Martins Souza, Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRO.

Aluna do curso de Edificações do IFRO, Silvana Campos, revela que o interesse pela pesquisa foi motivado após sua entrada no Instituto. Convidada pelo professor e chefe do Departamento de Pesquisa do Instituto Federal, Edailson Alcântara Corrêa, a estudante realizou um estudo na Comunidade Belmont para identificar empreendedores. “O empreendedorismo de algumas pessoas pode ajudar muitas famílias a viverem melhor. A partir deste estudo é que se desenvolve tecnologias sociais para um desenvolvimento sustentável”, explica Silvana, que já está envolvida em mais um projeto de pesquisa sobre leishmaniose.

Para a programação da sexta-feira, 21, último dia do seminário, os alunos visitarão a Sub-Bacia do Igarapé Tancredo ocasião em que será realizada uma experiência denominada de “pH do planeta” para avaliar a qualidade da água. Outro momento de destaque é o lançamento do “Maloca Digital”, espaço construído por meio de técnicas e materiais embasados em tecnologias ambientais que minimizam o processo de aquecimento global e degradação do meio ambiente. O local também abrigará o Museu da Ciência e Inovação do IFRO.


Fonte: Ernani Baracho / IFRO

Mais Sobre Educação

 Colégio Sapiens abre inscrições para Concurso de Bolsas com vagas para 2020

Colégio Sapiens abre inscrições para Concurso de Bolsas com vagas para 2020

As famílias que querem matricular seus filhos no Colégio e Curso Sapiens em 2020 e gostariam de descontos de até 100% nas mensalidades esperam o ano

Inscrições para o vestibular de Medicina da Faculdade Metropolitana já estão abertas

Inscrições para o vestibular de Medicina da Faculdade Metropolitana já estão abertas

A Faculdade Metropolitana conta com um novo Curso para esse segundo semestre de 2019, trata-se do curso de Medicina que passa a integrar o Núcleo de S

Sebrae e Sicoob apoiam a Educação Empreendedora

Sebrae e Sicoob apoiam a Educação Empreendedora

As escolas 21 de Abril e Branca de Neve receberam apostilas preparatórias das diretorias do Sebrae e do Sistema de Cooperativas de crédito (Sicoob), q

Últimos dias para a inscrição de propostas para o Festival Unir Arte e Cultura 2019

Últimos dias para a inscrição de propostas para o Festival Unir Arte e Cultura 2019

A Pró- Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com as inscrições abertas