Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

IEL e Senai apresentam cursos e instalações



Porto Velho – Com o objetivo de apresentar os laboratórios e as reais condições de aprendizagem ofertadas para os 20 alunos participantes do projeto piloto de Reconversão Profissional, idealizado pelo Instituto Euvaldo Lodi Rondônia (IEL-RO) em parceria com o Senai-RO, foi realizada uma reunião com profissionais da Odebrecht, INSS e Consórcio Santo Antonio Civil (CSAC), na manhã de sexta-feira, 15 de julho, na unidade Senai Marechal Rondon. Este encontro integra a terceira etapa do projeto e depois de uma conversa preliminar, foi realizada uma visita às dependências da unidade Senai.

De acordo com o superintendente do IEL-RO, Edgar Teixeira, trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, por envolver o setor privado, o setor público e as entidades IEL, e Senai para a conversão profissional de trabalhadores afastados pelo INSS. “Todos os atores envolvidos afirmam não conhecer algo similar no país” afirma Teixeira. “Esse é um projeto-piloto e após a sua conclusão e avaliação dos resultados, as ações serão estendidas a outras empresas e organizações e, também, aos trabalhadores que hoje estão afastados pelo INSS, mas sem vínculo empregatício” disse.

O diretor da unidade, Hélder Cavalcante falou sobre os cursos ofertados pelo Senai em especial os da unidade Marechal Rondon para o publico inserido no projeto de reconversão profissional, que tem como objetivo fornecer uma nova qualificação profissional diferente da que o assegurado exercia antes de seu afastamento, visando aproveitar as potencialidades em um novo trabalho. “Uma vez que essa pessoa tenha passado pelo IEL que identifica suas vocações e habilidades, analisando a deficiência e/ou limitação física e/ou cognitiva, a escola realiza a educação inclusiva, fornecendo conhecimentos para que ele tenha outras competências profissionais, visando reduzir desemprego, reposicionar o segurado no mercado de trabalho e a elevar a autoestima com a nova profissão”, comentou.

Cavalcante acrescenta que o certificado fornecido, bem como o curso ofertado não difere em nada do que é ofertado à comunidade quanto a qualidade, carga horária, por exemplo. Apenas são verificados os fatores limitadores do aluno (assegurado do INSS) e realizado adaptações nos ambientes de estudos (laboratórios) para atender os alunos dentro de suas capacidades. Além disso, os cursos apresentados no encontro são cursos de alta empregabilidade nas indústrias e empresas, além de proporcionar o empreendedorismo naqueles que porventura queiram ter o seu próprio negócio. Os cursos propostos são: Montagem e Manutenção de Computadores (IT Essentials), Mecânico de Veículos Leves e Eletricidade Automotiva.

No ponto de vista da gerente administrativo-financeiro do Consórcio Santo Antonio Civil (CSAC), Lilian Aparecida Pedroso, este projeto é importante por abrir oportunidades para os funcionários que estão em busca de uma reabilitação mediante uma reconversão profissional para o mercado. “A expectativa é a de que este colaborador tenha condições de permanecer no mercado de trabalho, mesmo atuando em outra profissão, que lhe dê condições de exercer e de prover sua família”, afirmou.

Sobre a iniciativa do IEL, Lilian parabenizou a equipe e disse que a instituição realiza trabalho efetivo de intermediário, visando identificar o perfil e a competência de cada um dos integrantes. “Juntamente com o IEL, estas pessoas vão se reencontrar de forma que se sintam úteis novamente, recuperando a autoestima. O trabalho do Instituto é fundamental, pois vai resgatar as potencialidades de cada um, abrindo portas para atuação em outras áreas”, esclareceu.

Reconversão Profissional

O projeto vai ao encontro das necessidades dos trabalhadores que buscam uma nova profissão e, uma nova perspectiva de colocação no mercado de trabalho ou de empreendedorismo, com resgate da autoestima e cidadania. As empresas têm a oportunidade de reintegrar ao trabalho àqueles colaboradores que conhecem a cultura organizacional, reduzir custos com afastamentos improdutivos ou absorver mão de obra para cumprimento de quotas de contratação de pessoas com deficiência. O governo, por sua vez, tem a possibilidade de reduzir seus gastos com os afastamentos custeados pelo INSS, principalmente, em se tratando de um momento em que o equilíbrio fiscal é a palavra de ordem.

O IEL vai realizar a análise profissiográfica dos trabalhadores, que tem como objetivos medir desempenho e identificar talentos; analisar perfil, vinculando o campo de interesse pessoal; analisar perfil, de acordo com suas limitações psicológicas e orientação profissional. O Senai realizará a capacitação dos trabalhadores, que tem como objetivo a formação de um novo profissional, com o desenvolvimento de habilidades e competências adequadas às novas exigências da ocupação.

Após essas etapas, o IEL vai disponibilizar para as empresas e organizações, o cadastro dos trabalhadores devidamente capacitados em uma nova ocupação. Todo esse processo será acompanhado pelo INSS, Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério Público do Trabalho.

Fonte: Carlos Araújo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)