Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Haiti pede apoio da Seduc para inserção de haitianos


O primeiro secretário da Embaixada do Haiti no Brasil, Pierre-André Rigaud, se reuniu nesta terça-feira (11) com o secretário de Estado da Educação (Seduc), Emerson Castro, para debater sobre a inclusão dos imigrantes haitianos que residem atualmente em Rondônia na educação, desde a básica até ao ensino superior público.

Rigaud informou que os haitianos ainda encontram dificuldades no acesso à educação devido à legalização de documentos pessoais. “Alguns não conseguem ingressar na universidade por conta da sua própria legalização”, explica Pierre-André. Ele disse estar em contato com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) para discutir a questão da legalidade da documentação dos imigrantes.

Junto na visita com o primeiro secretário, Marília Pimentel, chefe do Departamento de Línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia (Unir), contou que cerca de 16 mil haitianos já passaram por Porto Velho e, mais de três mil continuam residindo na capital, grande parte está fora de sala de aula.

A professora comentou que é necessário formar um programa para a inserção dos haitianos nas escolas, faculdades ou universidade e garantir vagas para os imigrantes. “Assim como há uma lei específica para educação indígena, é importante lembrar que esses imigrantes têm direito à educação. E uma parceria com a Seduc é de extrema importância, até mesmo para diminuir a burocratização nesse processo de ingresso às escolas”, ressaltou.

Emerson Castro afirmou que a proposta de inclusão educacional dos haitianos é necessária, já que os dois países só têm a ganhar. “É uma política de ganho bilateral. Os imigrantes que moram aqui têm que ser abraçados e garantidos os seus direitos à legalização e educação. E, com certeza, é de grande importância ampliar laços com este projeto de inserção”, avaliou.

Além do primeiro secretário e a representante da Unir, estiveram presentes na reunião a coordenadora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Renata de Melo, e o pesquisador Geraldo Cotinguiba, mestrando do Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais.

Texto: Halex Frederic
Assessoria Seduc
Decom – Governo de Rondônia

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)