Segunda-feira, 11 de abril de 2016 - 05h03
Em uma tentativa de acordo, realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de Rondônia (SINEPE-RO) e o Sindicato dos Professores de Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado de Rondônia (SINPRO-RO)na tarde da última quarta-feira (06), da terceira rodada negociação não houve comum acordo.
A reunião iniciou-se com o presidente do SINPRO, Prof Luizmar Neves, fazendo comentários em relação a última contraproposta do SINEPE, assim trazendo à mesa uma nova contraproposta no piso salarial para 16% (dezesseis por cento) mais o piso salarial do curso de EAD e Semipresencial contidos na proposta inicial, mais os itens de números 2, 3 ,8, 9, 11, 12, 13, 16, 20, 22 e a manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) anterior.
A contraproposta de pronto foi negada pelo SINEPE, que logo em seguida apresentou uma nova contraproposta ao SINPRO, quais foram: Reajuste salarial de 11,07%, sendo 5,82% em salários e 5,25% em vale refeição e ainda se propôs a rediscutir sobre a hora-aula atividade de exercícios de funções concomitantes a de professor.
O SINEPE ressalta ainda que as faculdades particulares não suportarão gerenciar e pagar um plano de saúde hospitalar, nem mesmo em porcentagem inferior ao reivindicado pelo SINPRO, pois a crise afetou também as faculdades particulares, principalmente, e pede a flexibilização do entendimento aos professores e ao SINPRO.
O Prof. Luzimar Neves, presidente do SINPRO, após consultar a sua diretoria e aos professores afirmou: “A proposta de reajuste melhorou mas precisamos de algo mais para que possamos amenizar as percas passadas que foram de grande proporção”. “Mesmo se tivéssemos um reajuste de 100% para os professores, ainda seria pouco, pois esta categoria deveria ser a mais valorizada do país. Somos formadores de opinião e se educar é transformar, então é o professor que faz toda a diferença neste desafio”, ressalta.
Uma greve não está descartada, mas só acontecerá se não houver acordo na próxima reunião e na mediação com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), finaliza o presidente. A quarta rodada de negociação está agendada para o dia 13/04 às 16h00min na sede do SINPRO.
Fonte: Luizmar Oliveira das Neves
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Professores recebem o retroativo do piso da categoria do Piso Nacional do Magistério
A Prefeitura esclareceu que as retenções referentes à contribuição sindical e aos honorários advocatícios decorrem exclusivamente do acordo judicial f

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação
A Prefeitura de Porto Velho informa que o pagamento do piso salarial do magistério municipal e o abono destinado ao grupo de apoio educacional estarão

Prefeitura de Porto Velhp começa inscrições do processo seletivo da educação com 165 vagas
A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta sexta-feira (26), o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para contrata
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)