Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

GREVE NA UNIVERSIDADE: Professores e estudantes vão lavar escadaria da Unir nesta terça


Professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – em greve há uma semana – vão fazer uma limpeza simbólica da sujeira existente na universidade em ato público, na manhã desta terça-feira, para lavagem das escadarias da Unir Centro. O ato, segundo o Comando de Greve formado pelos docentes e pelos estudantes da Unir, simboliza o desejo da comunidade acadêmica de ver a universidade limpa de tanta incompetência e desmandos.

O movimento grevista na Unir, que até esta segunda-feira, 19, percorreu caminhos paralelos, caminha para a unificação com o movimento estudantil que também está em greve. A proposta de unificação foi debatida na manhã desta segunda-feira, durante reunião do Comando de Greve dos Docentes da Unir com a participação de membros do comando de greve dos Estudantes e, caso se concretize, virá fortalecer ainda mais o movimento.

Ainda na reunião desta segunda-feira de manhã, foi debatida a Nota de Esclarecimento divulgada nos meios de imprensa pela reitoria e colocada em votação o convite do reitor para uma reunião a portas fechadas com cinco representantes dos professores. A proposta foi rejeitada pela maioria por falta de legitimidade. “Há muito tempo que estamos buscando o diálogo, sem sucesso. Penso que neste momento, é importante o reitor se dispor a participar de um amplo debate no auditório da universidade para ouvir alunos e professores”, disse uma professora que veio do interior para reforçar o movimento.

Durante a reunião, alguns professores cogitaram a possibilidade de se pedir o afastamento do reitor por incapacidade administrativa e a posse da vice-reitora.

De acordo com o professor Adilson Siqueira, do Comando de Greve, está mantido o calendário de atividades do movimento e a pauta de reivindicação de melhorias para a universidade. Na tarde desta segunda-feira, estava marcada uma reunião com o pró-reitor de planejamento Joel Bombardeli, às 15h, que não compareceu e não encaminhou justificativa. Nesta terça-feira, 20, haverá uma Assembleia Geral dos docentes para deliberar sobre a avaliação do documento encaminhado pelo reitor, um documento a ser encaminhado ao MEC relatando a situação da UNIR, unificação da pauta e do comando de greve com os estudantes e alunos e outros pontos que os professores queiram incluir.

Fonte: Ascom

 


 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31