Segunda-feira, 19 de setembro de 2011 - 19h11
Professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – em greve há uma semana – vão fazer uma limpeza simbólica da sujeira existente na universidade em ato público, na manhã desta terça-feira, para lavagem das escadarias da Unir Centro. O ato, segundo o Comando de Greve formado pelos docentes e pelos estudantes da Unir, simboliza o desejo da comunidade acadêmica de ver a universidade limpa de tanta incompetência e desmandos.
O movimento grevista na Unir, que até esta segunda-feira, 19, percorreu caminhos paralelos, caminha para a unificação com o movimento estudantil que também está em greve. A proposta de unificação foi debatida na manhã desta segunda-feira, durante reunião do Comando de Greve dos Docentes da Unir com a participação de membros do comando de greve dos Estudantes e, caso se concretize, virá fortalecer ainda mais o movimento.
Ainda na reunião desta segunda-feira de manhã, foi debatida a Nota de Esclarecimento divulgada nos meios de imprensa pela reitoria e colocada em votação o convite do reitor para uma reunião a portas fechadas com cinco representantes dos professores. A proposta foi rejeitada pela maioria por falta de legitimidade. “Há muito tempo que estamos buscando o diálogo, sem sucesso. Penso que neste momento, é importante o reitor se dispor a participar de um amplo debate no auditório da universidade para ouvir alunos e professores”, disse uma professora que veio do interior para reforçar o movimento.
Durante a reunião, alguns professores cogitaram a possibilidade de se pedir o afastamento do reitor por incapacidade administrativa e a posse da vice-reitora.
De acordo com o professor Adilson Siqueira, do Comando de Greve, está mantido o calendário de atividades do movimento e a pauta de reivindicação de melhorias para a universidade. Na tarde desta segunda-feira, estava marcada uma reunião com o pró-reitor de planejamento Joel Bombardeli, às 15h, que não compareceu e não encaminhou justificativa. Nesta terça-feira, 20, haverá uma Assembleia Geral dos docentes para deliberar sobre a avaliação do documento encaminhado pelo reitor, um documento a ser encaminhado ao MEC relatando a situação da UNIR, unificação da pauta e do comando de greve com os estudantes e alunos e outros pontos que os professores queiram incluir.
Fonte: Ascom
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual