Segunda-feira, 19 de setembro de 2011 - 19h11
Professores e estudantes da Universidade Federal de Rondônia – em greve há uma semana – vão fazer uma limpeza simbólica da sujeira existente na universidade em ato público, na manhã desta terça-feira, para lavagem das escadarias da Unir Centro. O ato, segundo o Comando de Greve formado pelos docentes e pelos estudantes da Unir, simboliza o desejo da comunidade acadêmica de ver a universidade limpa de tanta incompetência e desmandos.
O movimento grevista na Unir, que até esta segunda-feira, 19, percorreu caminhos paralelos, caminha para a unificação com o movimento estudantil que também está em greve. A proposta de unificação foi debatida na manhã desta segunda-feira, durante reunião do Comando de Greve dos Docentes da Unir com a participação de membros do comando de greve dos Estudantes e, caso se concretize, virá fortalecer ainda mais o movimento.
Ainda na reunião desta segunda-feira de manhã, foi debatida a Nota de Esclarecimento divulgada nos meios de imprensa pela reitoria e colocada em votação o convite do reitor para uma reunião a portas fechadas com cinco representantes dos professores. A proposta foi rejeitada pela maioria por falta de legitimidade. “Há muito tempo que estamos buscando o diálogo, sem sucesso. Penso que neste momento, é importante o reitor se dispor a participar de um amplo debate no auditório da universidade para ouvir alunos e professores”, disse uma professora que veio do interior para reforçar o movimento.
Durante a reunião, alguns professores cogitaram a possibilidade de se pedir o afastamento do reitor por incapacidade administrativa e a posse da vice-reitora.
De acordo com o professor Adilson Siqueira, do Comando de Greve, está mantido o calendário de atividades do movimento e a pauta de reivindicação de melhorias para a universidade. Na tarde desta segunda-feira, estava marcada uma reunião com o pró-reitor de planejamento Joel Bombardeli, às 15h, que não compareceu e não encaminhou justificativa. Nesta terça-feira, 20, haverá uma Assembleia Geral dos docentes para deliberar sobre a avaliação do documento encaminhado pelo reitor, um documento a ser encaminhado ao MEC relatando a situação da UNIR, unificação da pauta e do comando de greve com os estudantes e alunos e outros pontos que os professores queiram incluir.
Fonte: Ascom
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes
O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro
O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade
A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026
Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços
Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)